Comandados de Carlos Martingo ficaram-se pelo empate no primeiro encontro da fase que poderá dar acesso às Meias Finais da competição. Após o pleno na Fase de Grupos, onde o conjunto português conheceu apenas o sabor da vitória, em três jogos, seguiu-se o primeiro encontro do Main Round frente à Islândia – equipa que chegou a esta fase como melhor segundo classificado dos Grupos D, E e F – e o sabor foi amargo no final para as aspirações lusas.
Portugal mudou-se de armas e bagagens para a Dvorana Zlatorog, casa do RK Celje Pivovarna Laško e que será também casa do Selecionador Nacional A Masculino – Paulo Pereira – para as duas próximas épocas. Mas os olhos estão postos na Seleção jovem que agora compete para a glória, no coração da Eslovénia, em Celje.
7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e Ricardo Brandão.
Foi a Islândia a começar com bola mas os primeiros protagonistas foram os guarda-redes – com duas defesas para cada lado – mas Miguel Oliveira acabou por furar a baliza adversária e abrir as hostilidades, os nórdicos ainda empataram mas o Capitão de Portugal voltou a dar a liderança aos Lusos. Apesar de em inferioridade numérica – devido a uma exclusão de Tomás Teixeira -, Portugal conseguiu chegar aos dois golos à maior (6-4) e, pouco mais tarde, os três golos de vantagem acabaram por aparecer, já pela mão do lateral direito (8-5).
Portugal voltou a jogar em inferioridade, altura em que o conjunto islandês conseguiu reduzir para a margem mínima por Elmar Erlingsson e o guardião Isak Steinsson deu a oportunidade aos nórdicos para igualarem o encontro, o que acabou por acontecer à passagem dos 15 minutos (9-9). Ricardo Brandão, da marca do castigo máximo, falhou em face do adversário e a Islândia conseguiu passar para o comando.
Após ter sofrido nova investida, Carlos Martingo pediu time-out para reajustar os processos ofensivos e defensivos da armada lusa, que resultou em golo por Nuno Oliveira e deixou o encontro na margem mínima, novamente. Foi da outra ponta que veio o empate, através de Afonso Mendes, ao que se seguiram igualdades sucessivas até que António Machado deu dois golos à maior (15-13) mas os islandeses mostravam-se irredutíveis e o empate parecia possível, mas os portugueses conseguiram recolher aos balneários na liderança.
Intervalo: 17-15
Na entrada para a segunda metade, houve direito a golos de parte a parte até que uma combinação entre o recém estreado Breki Arnason na baliza e Birkir Steinsson no ataque aproximou a Islândia à margem mínima (18-17). José Ferreira precisou apenas de uns minutos para colocar o jogo nos quatro golos de vantagem (21-17) – inéditos até então – o que deu o mote para um novo parcial de 3-1 que colocou a vantagem ainda mais dilatada (24-18) e obrigou o adversário a parar o encontro a pouco mais de 20 minutos para o final.
Com uma nova exclusão – desta vez para Ricardo Brandão – o conjunto português retirou Diogo Rêma Marques da baliza para atacar em igualdade e os islandeses conseguiram reduzir para três golos de diferença. Carlos Martingo parou o encontro, mas quem seguiu melhor foi a Islândia, que voltou a baixar para dois golos (27-25). Houve ainda espaço para mais um golo, mas seguiram-se diversos erros de parte a parte, não permitindo alteração ao marcador, durante quatro minutos.
A Islândia seguiu com dois golos de desvantagem (29-27) mas Tomás Teixeira carregou o ímpeto luso e colocou o jogo por quatro. No entanto, os nórdicos foram reduzindo e chegaram à margem mínima por Reynir Stéfansson (31-30). Foi uma reta final muito intensa na Arena Zlatorog com a Islândia a chegar ao empate a 33 golos e, com segundos ainda por jogar, Filipe Monteiro beneficiou de um livre de sete metros mas José Ferreira – praticamente exímio até então – acabou por falhar em face do adversário e o encontro terminou em igualdade.
Resultado Final: 33-33
MVP: Filipe Monteiro – 5 golos e 9 assistências
Top Scorer: Tomás Teixeira – 7 golos (88% de eficácia)
Carlos Martingo, técnico que comanda os destinos desta formação, analisou este encontro com o conjunto nórdico: “Na primeira parte, embora tenhamos entrado bem, também passámos por um período difícil em que a Islândia conseguiu a liderança, de qualquer maneira, depois voltámos a dominar o jogo e chegámos ao intervalo com uma vantagem de dois golos. Na segunda metade, tivemos largos períodos muito interessantes, chegámos a estar na frente por cinco golos e depois perdemos um pouco o controlo do jogo. Nas superioridade numérica voltámos a não estar muito bem o que permitiu à Islândia colar-se no resultado. Penso que fizemos um jogo aceitável e sabemos que num Campeonato da Europa contra qualquer equipa temos que estar a um nível melhor do que aceitável para podermos ganhar.”
O treinador de 45 anos abordou ainda o próximo encontro frente a Espanha: “Esta terça-feira, sabemos que vamos encontrar, provavelmente, a melhor equipa do Euro [Espanha], não dependemos de ninguém para atingirmos o objetivo de chegarmos às meias-finais, portanto, só temos que, apesar da desilusão do resultado de hoje, continuar com o excelente trabalho que fizemos até agora.”
Portugal regressará aos 40×20 já esta terça-feira, para enfrentar a líder do Main Round – Espanha – pelas 13h20 portuguesas, ao que se seguirá um dia de descanso e o fecho desta fase na quinta-feira, pelas 11h00, frente à Áustria.
A dupla lusa composta por Rúben Maia e André Nunes está também presente no M20 EHF Euro, assim como o delegado português Manuel da Conceição que foi nomeado para assumir as funções de Supervisor no jogo entre Grécia e Itália e de Observador no duelo entre Ucrânia e Ilhas Faroé, esta terça-feira.
O M20 EHF Euro 2024 sofreu alterações no modelo competitivo pelo que apenas oito equipas transitaram para o Main Round, onde foram divididas em dois grupos de quatro, ao que se seguiram as Meias Finais para os dois primeiros classificados de cada grupo e, posteriormente, a Final. As equipas eliminadas nesta fase irão disputar os Placement Matches. Poderá comprar os seus bilhetes para o M20 EHF Euro 2024 na Eslovénia através da plataforma Eventim.
M20 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo B
10.07.2024 – 13h20 – Portugal x Grécia, 40-22 (19-7)
11.07.2024 – 13h20 – Sérvia x Portugal, 28-32 (14-15)
13.07.2024 – 18h00 – Alemanha x Portugal, 17-21 (11-9)
Main Round
15.07.2024 – 13h20 – Portugal x Islândia, 33-33 (17-15)
16.07.2024 – 13h20 – Espanha x Portugal, EHF TV
18.07.2024 – 11h00 – Áustria x Portugal, EHF TV
O M20 EHF Euro 2024 decorre em Celje, na Eslovénia, entre 10 e 21 de julho de 2024. A transmissão em direto de todos os jogos do ficará a cargo da EHF TV.