EHF European League: Minhotos ambiciosos à procura de regressar à Europa

ABC de Braga recebe os espanhóis do ABANCA Ademar León na primeira mão da Ronda de Qualificação no emblemático Pavilhão Flávio Sá Leite, este sábado, às 17h00; Segunda mão agendada para o dia 8 de setembro, no país vizinho.

Repetir o feito histórico da época passada de entrar na Fase de Grupos da EHF European League é o primeiro grande objetivo do ABC de Braga para a temporada 2024/2025. Para isso, é necessário derrubar o ABANCA Ademar León, que esteve há pouco tempo no nosso país para participar no Torneio Internacional de Viseu, onde sofreu duas derrotas com Sporting CP e FC Porto. Este sábado, a partir as 15h00, os Minhotos vão tentar carimbar um resultado positivo para discutir o apuramento em posição mais favorável no dia 8 de setembro, em Espanha. O emblema da Cidade dos Arcebispos perdeu peças fundamentais, como o lateral Vinícios ‘Panda’ Carvalho (Chartres Métropole HB) e José Paulo Silva (Vitória SC), mas recebeu reforços de peso como André Sousa (por empréstimo via FC Porto), André José (em definitivo) ou Gonçalo Nogueira (ex-CF Os Belenenses), para alimentar o sonho europeu.

Aquele que em tempos já foi um gigante do Andebol europeu e crónico participante nas provas internacionais, nomeadamente na EHF Champions League, onde esteve pela última vez em 2018/2019, é hoje uma força adormecida à procura de se reerguer e voltar ao topo. Campeão espanhol por uma ocasião (2000/2001) e vencedor de dois troféus europeus, da já extinta EHF Cup (1998/1999 e 2004/2005), o ABANCA Ademar León até terminou fora dos lugares europeus na última edição da Liga ASOBAL (5.º lugar), mas recebeu um wildcard por parte da Federação Europeia de Andebol (EHF) para se juntar às equipas que competem na Ronda de Qualificação com vista à Fase de Grupos.

Com uma clara aposta na juventude, o ABANCA Ademar León tem vindo a depositar confiança em atletas portugueses ao longo dos últimos anos, como é o caso do jovem central Miguel Oliveira, vice-campeão europeu sub-20, durante a época passada, e o pivô Tiago Sousa (pivô) em 2022/2023. Atletas conhecidos do Andebol português, como Natán Suárez (Sporting CP), Pedro Martínez (Sporting CP), Antonio Martínez (FC Porto), David Fernández (FC Porto) ou Leandro Semedo, também por lá passaram recentemente. Em 2023/2024, a equipa espanhola reforçou-se em força, com destaque para o regresso do lateral Eduardo Fernández, de 27 anos.

Filipe Magalhães, treinador de apenas 37 anos que levou o histórico emblema de Braga à Europa na época passada, antevê um duelo complicado mas mostra que haverá poucas surpresas e que os pontos fortes e fraco do adversário estão perfeitamente identificados: “Nesta primeira mão do play off de acesso à fase de grupos da EHF European League, enfrentamos o Ademar León, uma das equipas históricas do andebol espanhol. Trata-se de um adversário de qualidade, com bons jogadores e que pratica um andebol tipicamente espanhol, caracterizado pela rapidez nas transições e pela capacidade de antecipação dos seus pontas na saída para o contra-ataque. No ataque organizado, destacam-se pelo domínio da tática individual, sendo capazes de resolver com eficácia os problemas que as defesas adversárias lhes colocam. O seu treinador [Dani Gordo] é um profundo conhecedor do Andebol português e que colabora com a nossa Federação na formação e desenvolvimento dos nossos treinadores, o que representa mais um dado importante neste confronto.”

Para o líder do ABC de Braga, o ‘fator casa’ pode ser decisivo no final das contas e recorda a inesquecível qualificação da época passada: “Jogando a primeira mão em casa, contamos com o apoio incondicional dos nossos adeptos e de todos os amantes da modalidade em Portugal, para criarem um ambiente fantástico no Sá Leite, tal como foi crucial na época passada para ultrapassarmos o Trimo Trebnje nesta mesma fase. Sabemos que esta será uma eliminatória que só ficará decidida no final dos 120 minutos, pelo que é fundamental tirar proveito do fator casa e assegurar um bom resultado para a segunda mão, que será disputada em Espanha. Estamos conscientes das dificuldades que nos esperam, mas, com muita luta e a atitude certa, acreditamos que podemos alcançar um resultado positivo que nos permita manter todas as hipóteses em aberto para o apuramento para a fase de grupos da EHF European League.”

ABC de Braga e ABANCA Ademar León defrontam-se a partir as 17h00 deste sábado, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, a contar para a primeira mão da Ronda de Qualificação. No mesmo dia, mas às 15h00, será a vez do Marítimo Madeira Andebol SAD entrar em campo no terreno do Ystads IF HF, da Suécia, na mesma fase da segunda maior prova europeia.

EHF European League 2024/2025
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
31.08.2024 – 15h00 – Ystads IF HF x Marítimo Madeira Andebol SAD
31.08.2024 – 17h00 – ABC de Braga x ABANCA Ademar León
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2024 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Ystads IF HF
08.09.2024 – 19h00 – ABANCA Ademar León x ABC de Braga

Patrocinadores Institucionais