Cinco anos depois, o Sporting CP está de regresso à EHF Champions League, depois de uma época imaculada a nível interno, que será também recordada pela campanha europeia de sucesso, que terminou de forma inglória às portas da EHF Finals 2024 (Final Four da EHF European League). Agora, os patamares de exigência serão maiores, os adversários assumem outro estatuto mas os sonhos da jovem equipa leonina que já encantou a Europa do Andebol são muitos.
O Sporting CP vai iniciar a participação na maior prova de clubes contra os polacos do Orlen Wisła Płock, a partir das 19h45 desta quarta-feira, a contar para o Grupo A no qual tem também a companhia de Veszprém HC (Hungria), Paris Saint-Germain (França), Fredericia Håndboldklub (Dinamarca), Füchse Berlin (Alemanha), Dinamo Bucuresti (Roménia) e HC Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte).
O último jogo dos Leões na EHF Champions League aconteceu na temporada 2019/2020 (que foi interrompida devido à pandemia e, mais tarde, cancelada) frente ao Dinamo Bucuresti, que terminou em derrota e fechou a porta dos Oitavos.
Os Leões do #AndebolSCP já conhecem os seus adversários na fase de grupos da @ehfcl ✨ pic.twitter.com/IGfV6my2y8
— Sporting CP – Modalidades (@SCPModalidades) June 27, 2024
O nome do Orlen Wisła Płock não passa despercebido aos adeptos leoninos, que certamente recordam o último confronto contra esta emblema polaco, que ditou a não qualificação do Sporting CP para os Quartos de Final da EHF European League, na temporada 2020/2021. Desde então que os caminhos de ambos não mais se cruzaram. Para muitos atletas do Sporting CP, como os irmãos Martim e Francisco Costa ou Salvador Salvador, esta será a primeira aparição de sempre no maior palco dos Campeões.
Ricardo Costa, treinador leonino, diz que as dificuldades vão ser elevadas mas a vontade de competir é ainda maior: “Fizemos muito para estar aqui e temos também de nos divertir e desfrutar desta enorme competição, onde estão os melhores 16 clubes do mundo. (…) É um prazer estar aqui, mas temos de fazer algo mais para conquistar pontos. (…) O facto de jogarmos com a camisola do Sporting CP tem de ser um motivo, por si só, de orgulho, ainda para mais nesta competição, que é muito restrita. Fomos Campeões Nacionais, estamos nesta prova por mérito próprio, por isso agora temos de crescer na competição. (…) É um desafio obviamente complicado, mas era isso que queríamos também”.
Quanto ao atual campeão polaco, antigo andebolísta de 47 anos revela uma lição bem estudada: “Têm uma boa baliza, contrataram o [Viktor] Hallgrímsson, um dos guarda-redes mais talentosos do andebol mundial, contam com uma primeira linha muito versátil, com atiradores e muita gente com capacidade de finta, mas acima de tudo é uma equipa que gosta de jogar lento. Confia na sua capacidade defensiva, é muito agressiva, muitas vezes a ultrapassar aquilo que é o normal. (…) Temos de os saber contrariar com a versatilidade do nosso jogo, com as nossas dinâmicas e o nosso jogo rápido. O jogo não se vai decidir nos primeiros 10 ou 15 minutos, portanto temos de ter paciência para levar o jogo para o nosso lado.”
O duelo de estreia do Sporting CP na EHF Champions League, frente ao Orlen Wisła Płock, está agendado para esta quarta-feira, às 19h45, e contará com transmissão em direto na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Grupo A – 1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, Sporting TV