Seleção Nacional A Feminina: Intensidade e compromisso são palavras de ordem em Rio Maior

Comandadas de José António Silva cumprem esta quinta-feira o quarto dia de trabalho no Rio Maior Sports Centre, naquele que é o penúltimo estágio de preparação para o Women’s EHF EURO 2024.

Sem problemas de ordem física de maior a registar, sessões de treino bi-diárias aproveitadas ao máximo e dois momentos competitivos: a preparação para o Women’s EHF EURO 2024 segue conforme o previsto e a todo o vapor. Esta quinta-feira, a Seleção Nacional disputa o último de dois jogos-treino, à porta fechada, contra a seleção da República Democrática do Congo, com a qual Portugal já mediu forças no II Torneio da Batalha e que, por estes dias, tem estado também a trabalhar no Rio Maior Sports Centre.

Neide Duarte, ponta-direita que já representou a Seleção Nacional por duas dezenas de vezes, garante que o estágio está a decorrer da melhor forma possível e “com a intensidade e o rigor que o nosso selecionador gosta de impor sempre no trabalho que fazemos, para aumentar o nosso ritmo competitivo e elevar o nosso nível de jogo a outro patamar, para a nossa seleção poder encarar o Europeu com a confiança no máximo.”

A aveirense de 24 anos abordou o bom momento que a equipa das Quinas atravessa em termos competitivos – e depois de um pleno moralizador no II Torneio Internacional da Batalha – e acredita que as vitórias “influenciam [a forma de trabalhar] de uma forma positiva”. E acrescenta: “É sempre melhor trabalhar em cima de vitórias, a confiança é maior, a alegria no trabalho é diferente, e se a disponibilidade para trabalhar e evoluir está sempre presente, quando há vitórias parece que esse entusiasmo aumenta mais um bocadinho. Parecendo talvez uma coisa insignificante, a verdade é que, por vezes, esse bocadinho extra de entusiasmo pode fazer toda a diferença. As vitórias sabem sempre bem!”

Também Débora Moreno está integrada nos trabalhos em Rio Maior e os últimos meses foram intensos a nível pessoal: desde a mudança de clube na Hungria (Alba Fehérvár KC), à estreia em jogos oficiais pela Seleção Nacional A Feminina, na Batalha, e à chamada para o penúltimo estágio de preparação para o Campeonato da Europa. A lateral de 26 anos garante: “Não diria que me sinto ansiosa, uma vez que já conhecia a maioria das atletas da seleção, e isso tem ajudado na minha integração. Penso que transformei a ansiedade em motivação e energia positiva, evito pensar tanto na competição e simplesmente trabalhar com foco e tentar dar o meu melhor nos treinos. Representar o nosso país é sempre uma sensação de orgulho e de realização, mas também existe uma sensação de responsabilidade. Jogar pela Seleção Nacional A Feminina foi um novo desafio, tanto a nível de adaptação ao sistema de jogo, como também à gestão de expectativas, que são mais elevadas. Representar o país, só aumentou o desejo de manter o nível e crescer ainda mais.”

A atleta que deixou o SL Benfica no final de 2022/2023 para rumar a terras magiares explica como é que tem sido o trabalho ao longo da semana, em Rio Maior: “A semana de trabalho, antes de uma grande competição como o Women’s EHF EURO 2024 tem sido intensa, o que é normal, ainda mais após tanto tempo de ausência nos grandes palcos. Tem sido uma semana de muita atenção aos detalhes, mas também de criar um ambiente positivo e confiante, para que a equipa entre no Europeu com a mentalidade certa. Temos trabalhado o plano de jogo, ajustando estratégias e simulando situações específicas que podemos utilizar durante a competição.”

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Federação de Andebol de Portugal (@andebolportugal)

Women’s EHF EURO 2024: Em contagem decrescente

Recorde-se que Portugal garantiu presença neste Campeonato da Europa depois de garantido o 3.º lugar no Grupo 3 dos Qualifiers e após o alargamento para 24 equipas – pela primeira vez na maior prova feminina – tendo sido o terceiro melhor no overall dos terceiros classificados. As comandadas de José António Silva fizeram história, 16 anos depois, e a vontade de estar no lote final de convocadas é muita e transversal a todas as atletas, garante Neide Duarte.

“Apesar de ser uma das duas competições mais importantes a nível de Seleções Nacionais, encaro sempre estes desafios com naturalidade, e com a confiança no nosso valor como equipa, com a ambição de surpreender as nossas adversárias em cada jogo. É um palco onde todas as atletas querem estar e sinto-me preparada para dar o meu melhor e poder ajudar a equipa. Sabemos que é um momento importante para o Andebol feminino português e estamos focadas nos nossos objetivos.”

Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C:
28.11.2024 – Espanha x Portugal
30.11.2024 – Polónia x Portugal
02.12.2024 – Portugal x França

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria, Suíça e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia.

Patrocinadores Institucionais