IHF World Championship 2025: Luta de irmãos no Grupo E

Heróis do Mar irão enfrentar a congénere brasileira, na segunda jornada do Grupo E, esta quinta-feira, pelas 17h00 – transmissão em direto na RTP2.

Portugal cumpriu a sua missão na estreia – ao vencer os Estados Unidos da América – e pretende continuar no caminho das vitórias na 29.ª edição do IHF World Championship 2025 frente ao Brasil.

O conjunto luso, orientado por Paulo Pereira, encontra-se em Oslo a preparar o embate frente à seleção canarinha, que surpreendeu o mundo do Andebol ao vencer na jornada inaugural do Mundial a anfitriã Noruega, com uma exibição incólume que catapultou o conjunto de Marcus Tatá para uma posição bastante favorável no grupo, especialmente no que à próxima fase diz respeito.

Salvador Salvador, internacional português, que faz a sua estreia em Campeonatos do Mundo nesta edição e que tem tido um papel preponderante, especialmente no capítulo defensivo, abordou o encontro de estreia da Seleção Nacional e a importância da vitória no primeiro jogo:

“Acho que é bastante importante entrarmos a ganhar nos grandes torneios e, especialmente, termos jogado bem. Ganhámos por uma diferença de nove golos, se calhar poderia ter sido por mais, mas acho que é significativo porque traz sempre a confiança e esta traz mais vitórias e melhores jogos.”

Há dois anos – no Campeonato do Mundo de 2023 (Polónia/Suécia) – Portugal enfrentou o mesmo adversário com um desfecho inglório e adverso para os Heróis do Mar, com um empate que soube a derrota (28-28). Antes disto há apenas memória de um jogo oficial, no ano de 1997, que terminou com uma vitória esclarecedora lusa (26-18). O lateral português não estava presente em 2023 e conta como o último resultado não vai influenciar o próximo encontro:

“O último jogo foi no último Mundial, em que aconteceu o empate da maneira que foi… animicamente, eu acho que não muda muito, apesar de podermos ficar com isso um pouco na nossa cabeça e queremos um bocadinho mudar o que foi esse jogo. Mas acho que as circunstâncias neste momento são completamente diferentes, jogadores diferentes, em posições diferentes, numa altura do Campeonato do Mundo diferente, por isso, acho que vai ser jogo que vai ter outra história, porque cada jogo tem sua história. E agora estamos focados em tentar garantir a vitória, que é isso o mais importante.”

Salvador Salvador, partilha o balneário com um dos elementos da Seleção brasileira – Edy Silva – e aborda a competitividade positiva entre ambos e ainda o acréscimo de dificuldades na fase de grupos, com destaque para este encontro com o Brasil, que é de importância suprema para as cores nacionais:

“É sempre especial encontrarmos colegas e amigos nossos dentro de campo, não é segredo para ninguém que eu tenho uma relação muito especial com o Edy. Somos grandes amigos. Mas a partir de hoje, as coisas já começam a entrar em termos profissionais, porque amigos amigos, negócios à parte, não é verdade?! E, por isso, ele vai ser mais adversário para defrontar. A competição vai entrar em rigor, por isso vamos fazer tudo para ganhar o jogo.”

Sobre o encontro do Brasil com a Noruega, o lateral esquerdo acrescentou: “Em teoria a Noruega, não só pela História, mas também por jogar em casa, era a favorita, mas o Brasil acabou por conseguir ganhar. Nós estamos focados em nós e no nosso jogo. O próximo jogo é contra o Brasil e é esse jogo que nós queremos ganhar.”

Recorde-se que Portugal está a disputar o Grupo E, juntamente com a anfitriã Noruega, Estados Unidos da América e Brasil na Unity Arena. O encontro inaugural foi favorável aos Heróis do Mar, com uma vitória sobre o conjunto norte-americano. A transmissão dos jogos de Portugal está a cargo da RTP2. Pode acompanhar o Mundial na íntegra na RTP Play.

Brasil: de A a Z

Em 1995, regressou ao Campeonato do Mundo após 37 anos de ausência e, desde então, que “consistência” tem sido palavra de ordem para seleção canarinha. Em 2025, a potência sul-americana assinala a 16.ª participação consecutiva. No entanto, o Brasil só entrou uma vez no top-10 da competição, em 2019 (Dinamarca/Alemanha), quando venceu cinco dos oito jogos e terminou no 9.º lugar, antes do 18.º lugar em 2021 (Egito) e do 17.º lugar na edição passada (Polónia/Suécia).

Tal como Portugal, o Brasil não conseguiu qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no Torneio Pré-Olímpico que decorreu em Granollers (Espanha), em março de 2024, isto depois de ter terminado em segundo lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2023, com uma derrota contra a grande rival Argentina na final. A derrota parece ter servido de motivação para que os canarinhos se sagrassem vencedores do Campeonato Sul e Centro-Americano de Andebol Masculino de 2024 (South and Central American Men’s Handball Championship) com o pleno de vitórias, que valeu a qualificação para o presente Mundial.

A turma orientada por Marcus Tatá, onde se destaca o pivô Edy Silva (Sporting CP) – único atleta brasileiro a atuar no Campeonato Placard Andebol 1 – surpreendeu na sua estreia ao vencer a Noruega, o principal candidato a vencer o Grupo E, juntamente com Portugal.

Até ao dia de hoje, o Brasil venceu 28 dos 95 jogos disputados em Campeonatos do Mundo e será a primeira equipa sul-americana a alcançar a marca especial dos 100 jogos, independentemente dos resultados da Ronda Preliminar.

Key players: Bryan Monte (lateral esquerdo, 21 anos, Montpellier HB), Haniel Langaro (lateral esquerdo, 29 anos, CS Dinamo Bucuresti), Thiagus Petrus (lateral esquerdo, 35 anos, Barça)

Histórico na competição: 1958: 15.º lugar, 1995: 24.º lugar, 1997: 24.º lugar, 1999: 16.º lugar, 2001: 19.º lugar, 2003: 22.º lugar, 2005: 19.º lugar, 2007: 19.º lugar, 2009: 21.º lugar, 2011: 21.º lugar, 2013: 13.º lugar, 2015: 16.º lugar, 2017: 16.º lugar, 2019: 9.º lugar, 2021: 18.º lugar, 2023: 17.º lugar

IHF Men’s World Championship 2025
Calendário – Grupo E
15.01.2025 – 17h00 – Portugal x Estados Unidos da América, 30-21 (15-10)
17.01.2025 – 17h00 – Portugal x Brasil, RTP2
19.01.2025 – 19h30 – Noruega x Portugal, RTP2

O IHF Men’s World Championship 2025 decorre entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Para consultar o horário completo do Campeonato do Mundo de 2025 basta clicar aqui.

Patrocinadores Institucionais