Os Heróis do Mar iniciaram esta segunda-feira a nova caminhada no EHF Euro 2026 Qualifiers onde terão pela frente a Polónia, em dupla jornada – Ronda 3 e 4 – estando o primeiro duelo reservado na ERGO Arena, Gdańsk, Polónia. Transmissão em direto na RTP2 com início agendado para as 17h00 (hora portuguesa) desta quinta-feira.
Depois de escrever uma nova página dourada no Andebol mundial, com a conquista do 4.º lugar, Portugal regressou ao trabalho com um novo objetivo: ultrapassar a Polónia e garantir o acesso ao EHF Euro 2026, isto porque em caso de dupla vitória o passaporte é assegurado. O palco do primeiro momento de trabalho foi o Pavilhão Municipal Susana Barroso, onde Paulo Pereira pôde contar com o lote de convocados. Apesar de todas as adversidades, a sensação que fica do primeiro dia de trabalho para o Selecionador Nacional é positiva:
“Isto para um treinador é um desafio enorme. Estamos a falar de uma quantidade considerável de atletas que são trocados. Felizmente os nossos jovens têm qualidade, mas para depois jogar em equipa, dois treinos é muito pouco. De qualquer maneira, nós desde que aqui estamos, focamos sempre nas soluções e não nos problemas. Por isso, vamos, uma vez mais, fazer a mesma coisa. Temos atletas jovens com qualidade que podem ajudar que esta qualificação fique mais perto de ser alcançada, mesmo com todas estas contrariedades, e tendo a Polónia como adversário, que, teoricamente, é a segunda seleção mais forte do grupo. Nós somos a primeira portanto, vamos sempre com a ambição de sermos competitivos e podermos já vencer este jogo na Polónia, sabendo que vai ser um jogo muito difícil.
No treino que fizemos, trabalhámos defesa, com alguns movimentos hipotéticos que eles poderão fazer, porque o treinador é outro. Eles estão em vantagem porque têm três dias para preparar o jogo, jogando em casa. Vão ter mais tempo útil de trabalho do que nós. Depois trabalhámos um pouco de ataque também, portanto, algumas coisas que nós vamos poder utilizar contra eles, porque sabemos que, em determinados pontos da defesa deles, poderíamos ter algum sucesso.
Eu gostei, sinceramente que gostei. Acho que foi um treino ativo, dentro do que é possível. Tivemos alguns atletas que tiveram jogo ontem. Portanto, temos algumas desvantagens, mas o que é certo é que o treino acabou por correr bem e há um pensamento positivo de que tudo vai correr bem.”
A comitiva lusa segue viagem rumo a Gdańsk, Polónia, esta terça-feira e tem o regresso agendado para sexta-feira. O segundo encontro desta semana de EHF Euro 2026 Qualifiers tem lugar às 17h30 de domingo, 16 de março, no Pavilhão Multiusos de Odivelas – que já tem lotação esgotada!
O pedido de acreditação para o jogo em Odivelas deve ser feito AQUI.
Gabriel Cavalcanti e Gilberto Duarte partilham a mesma posição mas diferenciam-se pelo momento de carreira. De um lado, o jovem que alinha pelo SL Benfica, está a dar os primeiros passos na Seleção Nacional A Masculina, ao passo que o lateral esquerdo do AEK Athens HC regressa aos Heróis do Mar, um ano e 304 golos depois.
Para Gabriel, há um misto de emoções dada a ausência do seu irmão, mas há um sonho bem traçado: alinhar pelos Heróis do Mar juntamente com Alexandre Cavalcanti.
“Infelizmente o meu irmão [Alexandre Cavalcanti] não está aqui presente e tenho sido eu no lugar dele. Às vezes, quando ele não está, eu vou no lugar dele, mas o que eu quero mesmo é jogar ao lado dele, que ele esteja aqui também, eu e ele, e jogar juntos. Já joguei contra ele. O ano passado nós calhámos com o HBC Nantes, eu estava lesionado e não joguei, mas esta pré-temporada jogámos contra o MT Melsungen e tive a oportunidade de jogar contra ele pela primeira vez, mas o que eu quero mesmo é jogar ao lado dele na Seleção Nacional.“
O jovem lateral esquerdo desmarca-se de qualquer tipo de pressão e acredita que pode ajudar Portugal a garantir a qualificação: “É um orgulho e uma honra estar aqui a representar Portugal. Não tenho pressão sobre mim, vou fazer aquilo que eu sei e ajudar a equipa ao máximo.”
Gilberto Duarte não esconde a satisfação em estar de regresso ao lote de convocados e elogia o mais recente resultado da Seleção Nacional: “É sempre bom estar aqui, sempre bom poder ajudar e pertencer a este grupo incrível. Estar presente nesta evolução que está a acontecer no Andebol português e na Seleção Nacional é um orgulho.”
O lateral de 34 anos já leva 304 golos ao serviço dos Heróis do Mar mas confessa que os seus objetivos passam mais pela especialização defensiva: “Nos últimos anos a minha contribuição tem passado mais pelo papel defensivo e pelas transições. Os golos deixaram de ser um objetivo mas sim roubar bolas, condicionar o adversário, metê-lo em stress… agora esse é que é o meu objetivo.”
Portugal entrará em campo às 17h00 (hora portuguesa) desta quinta-feira para defrontar a Polónia. Os Heróis do Mar jogam em casa, no dia 16 de março, domingo, pelas 17h30 com os adeptos portugueses a corresponderem e lotarem o Pavilhão Multiusos de Odivelas. A transmissão estará a cargo da RTP2.
Diogo Rêma Marques não se encontra apto para o primeiro embate frente à Polónia e, por isso, Diogo Valério junta-se aos Heróis do Mar esta terça-feira.
O pedido de acreditação para o jogo em Odivelas deve ser feito AQUI.
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, RTP2
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, RTP2
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. A França, Campeã da Europa em 2024, também já tem presença assegurada na fase final da competição.