A Seleção Nacional sub-17 Masculina regressa ao trabalho no próximo dia 14 de abril para o quarto momento de preparação da temporada, que tem em vista criar mais um momento competitivo para os pupilos de João Varejão. Os 16 atletas chamados pelo técnico terão a oportunidade de competir no Torneio Handgaia, de 16 a 19 de abril, uma competição organizada pelo FC Gaia.
Este evento é dedicado a quatro escalões de formação, todos no masculino – desde sub-20 até sub-12 – e a Seleção Nacional sub-17 Masculina subirá novamente mais um patamar, ao competir no escalão de sub-20, como aconteceu no Next Generation Handball Cup 2025, em Santa Cruz do Bispo, num torneio organizado pelo AC Lusitanos.
Participam no Torneio Handgaia 2025, além da equipa lusa, o anfitrião FC Gaia, ASMUBAL, CCR Alto do Moinho, FC Porto, SL Benfica, AA Águas Santas, Boavista FC, Estrela Vigorosa Sport e CD Feirense.
Portugal não tira a mira do European Youth Summer Olympic Festival 2025, que vai decorrer em julho, em Skopje, na Macedónia do Norte, e tem preparado da melhor forma o futuro competitivo desta geração.
Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Masculina para Estágio e participação no Torneio Handgaia 2025 (14/04 a 19/04/2025)
João Varejão, técnico que assume o comando desta geração mais nova, realça a importância destes momentos competitivos para o futuro: “Este estágio representa mais um passo importante no nosso percurso rumo ao Festival Olímpico da Juventude Europeia, em julho. Com um grupo de 16 atletas de elevado potencial, teremos a oportunidade de competir contra equipas de sub-20 masculinas, o que nos colocará à prova e acelerará o processo de crescimento individual e coletivo. Os três treinos prévios aos jogos serão fundamentais para consolidar princípios defensivos e começar a implementar as ideias ofensivas que queremos ver refletidas nos jogos. Será, sem dúvida, uma etapa exigente, mas essencial na preparação desta geração para os desafios que se avizinham.”
A Seleção Nacional sub-17 masculina realizará três treinos antes de iniciar a participação e irá aproveitar esses momentos para enquadrar os que participam pela primeira vez, como é o caso de Vicente Costa, mas também todos os outros que não sendo a primeira vez, têm alternado presenças em alguns estágios e torneios de preparação.
“As preocupações defensivas continuam a ser uma prioridade no trabalho a desenvolver e consolidar. A qualidade e exigência dos adversários será uma mais valia para o nosso foco. Vamos aproveitar as dificuldades que vamos encontrar, para que no final do estágio possamos estar um degrau à frente na nossa preparação para a competição no FOJE na Macedónia em Julho.” – terminou o técnico de 47 anos.
Decorreu, na manhã de quinta-feira, o sorteio do M17 European Youth Olympic Festival, que terá lugar na capital da Macedónia do Norte, de 20 a 26 de julho. A formação de João Varejão ficou colocada no Grupo B, juntamente com Alemanha (do Pote 1), Hungria (Pote 2) e Noruega (Pote 3) naquela que será a estreia internacional para esta Seleção Nacional sub-17 masculina.
O técnico português abordou este sorteio recordando o percurso nesta competição: “Esta é uma competição reservada à elite do andebol europeu – apenas as oito melhores seleções do ranking estão presentes – e Portugal orgulha-se de fazer parte desse grupo restrito. O sorteio realizado ontem colocou-nos num grupo extremamente competitivo, com Noruega, Hungria e Alemanha, seleções com tradição e qualidade reconhecida. Sabemos que todos os jogos serão de exigência máxima, mas é nesse contexto que queremos estar: entre os melhores.
Em 2022, alcançámos uma medalha de bronze nesta mesma prova, na Eslováquia, e vamos com ambição, seriedade e confiança para representar Portugal ao mais alto nível. Este grupo está preparado para competir, evoluir e deixar, mais uma vez, o andebol nacional bem representado.”