EHF Euro 2026: Heróis do Mar no Grupo B em solo dinamarquês

Portugal vai defrontar a co-organizadora e tetracampeã do mundo, Dinamarca, e ainda Macedónia do Norte e Roménia, na Ronda Preliminar, na cidade de Herning; Campeonato da Europa vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro do próximo ano.

Está traçado o caminho dos Heróis do Mar na Ronda Preliminar do Men’s EHF EURO 2026: Grupo B, em território dinamarquês, com três adversários em tudo diferentes entre si. Campeã em título dos últimos quatro (!) Campeonatos do Mundo, vencedora da medalha de ouro em Paris2024 e vice-campeã da Europa, a Dinamarca “melhor seleção do mundo nos últimos anos” – é cabeça de série do grupo e uma das principais candidatas a vencer o Europeu. A Macedónia do Norte, 15.ª classificada no Mundial do ano passado – onde Portugal obteve um histórico 4.º lugar – ambiciona melhorar o 17.º lugar obtido no último Europeu e a Roménia, 22.ª e antepenúltima do EHF EURO 2024, vai reencontrar Portugal depois de dois duelos nos Qualifiers

Oslo (Noruega), Herning (Dinamarca), Kristianstad e Malmö (Suécia) e são as quatro cidades que vão acolher o 17.º Campeonato da Europa, que vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026. Recorde-se que os Heróis do Mar terminaram os Qualifiers do EHF Euro 2026, com quatro vitórias, um empate e uma derrota e como líderes indiscutíveis do Grupo 8, o que valeu presença no Pote 2 do sorteio, que decorreu esta quinta-feira, em Herning.

As 24 nações participantes foram distribuídas em quatro potes de seis equipas cada, com base nos grupos do Qualifiers e na classificação do Men’s EHF Euro 2024, com Portugal a figurar no Pote 2.

Grupo A: Alemanha, Espanha, Áustria e Sérvia
Grupo B: Dinamarca, Portugal, Macedónia do Norte e Roménia
Grupo C: França, Noruega, Chéquia e Ucrânia
Grupo D: Eslovénia, Ilhas Faroé, Montenegro e Suíça
Grupo E: Suécia, Croácia, Países Baixos e Geórgia
Grupo F: Hungria, Islândia, Polónia e Itália

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, acredita que Portugal é favorito a seguir para o Main Round, juntamente com a campeã do mundo, salientando ainda algumas curiosidades inerentes a este sorteio:

“Nós temos tido, nos últimos anos, a sorte de jogar sempre na casa do organizador. Praticamente aconteceu isso em todas as competições, mas também nos dá mais mérito aos resultados obtidos. Em relação ao grupo, cabe a curiosidade de termos a Roménia como adversário, uma seleção que nós colocámos no Europeu. É interessante, porque nós ao termos vencido Israel na qualificação, retirámo-los do segundo lugar, relegando-os para quarto, ou seja, eliminando qualquer possibilidade de participarem no Campeonato da Europa, e ajudando a Roménia a terminar como  melhor terceiro. Depois a Dinamarca dispensa qualquer tipo de apresentações, é a melhor seleção do mundo nos últimos anos, embora eu também possa dizer, com alguma loucura, que a Dinamarca algum dia tem que perder. No entanto, jogando em casa é ainda mais forte do que aquilo que teoricamente é. Depois a Macedónia do Norte é uma das seleções do meio alto da tabela europeia, que, num dia bom, também pode fazer estragos a qualquer seleção. Vamos ter que ter muito cuidado como sempre, partimos como favoritos para ficarmos nos dois melhores lugares do grupo para avançarmos para a fase seguinte. Mas são sempre lutas terríveis, o nível das seleções europeias tem vindo a subir sempre de uma forma geral e hoje em dia não há jogos fáceis. Nós temos que, como temos feito nos últimos tempos, preparar sempre muito bem estes combates para podermos passar ao Main Round, que é o objetivo inicial.”

Em jeito de projeção de um Main Round repleto de estrelas, o líder dos Heróis do Mar não tem dúvidas que o lema da prova diz tudo:

“No Main Round o nosso grupo cruzará com os grupos A e C, onde estão seleções como Alemanha, Espanha, Sérvia, França, Noruega. O mais certo é nós termos no grupo a França e Noruega, teoricamente, e depois Alemanha e Espanha, eventualmente, mas atenção à Sérvia e à Áustria que também têm uma palavra dizer. O Grupo A em particular vai ser também muito competitivo. Não sabemos quem é que vamos encontrar, se avançarmos para o Main Round como desejamos, mas a única certerza é que, como pode muito bem expressar o slogan da competição, vai ser pura grandeza [#PureGreatness].”

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF EURO (@ehfeuro)

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega.

Patrocinadores Institucionais