Depois de um uma semana intensa de trabalho em Vila Nova de Gaia, que terminou este domingo, a Seleção Nacional sub-17 Feminina vai cumprir dois dias de descanso antes de voltar à carga, desta vez em Leiria, sem alterações no grupo. Aproxima-se, assim, o quinto estágio da temporada e último a antes de Sílvia Fernandes divulgar a convocatória final para o W17 EHF Euro 2025, que terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto, e será a segunda competição internacional para esta geração de atletas, depois do W16 European Open, em 2024.
Face ao coletivo que trabalhou a Norte do país, de 7 a 14 de julho, não houve qualquer mudança, como consequência da boa resposta dada pelas jovens internacionais, desde a performance até ao nível de empenhamento. Recorde-se que a Seleção Nacional sub-17 Feminina participou no Scandibérico, em Larvik (Noruega), naquele que foi o primeiro estágio da temporada, depois marcou presença no emblemático torneio KakyGaia e, já em 2025, trabalhou em Lamego e, mais recentemente, Vila Nova de Gaia.
No dia 27 de julho, a comitiva liderada por Sílvia Fernandes voltará a reunir-se, mas já com guia de marcha para a grande competição internacional. O anúncio da convocatória final está marcado para o dia 25 de julho.
Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Feminina para o Estágio em Leiria (16 a 23/07/2025)
Em jeito de balanço do estágio anterior, Sílvia Fernandes demonstrou estar satisfeita com o trabalho realizado: “Cumprimos claramente os objetivos propostos para o estágio anterior. Treinámos muito, com elevada intensidade e com foco nas questões defensivas. Tivemos a oportunidade de fazer um jogo-treino que permitiu detetar fragilidades e aspetos importantes a corrigir. O grupo apresentou-se motivado, focado e comprometido com o trabalho e com a exigência solicitada.”
Para o próximo momento de trabalho, no Pavilhão dos Pousos, em Leiria, os objetivos estão bem definidos: “Regressamos agora para mais uma semana de trabalho de alta intensidade, com sessões de treino bi-diárias, na procura contínua de potenciar a condição física das atletas. Depois de foco nas questões técnicas e táticas individuais é altura de priorizar o trabalho grupal, quer ao nível ofensivo, quer defensivo, pois só assim poderemos elevar o nosso jogo coletivo e estar preparados para a forte competição que se avizinha.”
Portugal vai defrontar Alemanha, Macedónia do Norte e Eslováquia no Grupo B do W17 EHF Euro 2025, que terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto.