EHF European League: ABC de Braga Lusíadas Saúde procura difícil remontada

Emblema minhoto recebe os espanhóis do IRUDEK Bidasoa Irun, no jogo das decisões da Ronda única de Qualificação, este sábado (17h00), com nove golos para reverter face à primeira parte da eliminatória.

Chegar à Fase de Grupos da EHF European League é agora um sonho mais difícil de se concretizar para o ABC de Braga Lusíadas Saúde, depois da derrota em Espanha, mas possível de acontecer. Para repetir o feito histórico de 2023/2024 a turma minhota precisa de reverter uma desvantagem de nove golos, trazida da casa do IRUDEK Bidasoa Irun e conta com o forte apoio dos fiéis adeptos para o conseguir, este sábado, às 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite.

No primeiro jogo de eliminatória europeia, que decorreu no País Basco há uma semana, o ABC de Braga Lusíadas Saúde teve no super-eficaz Gonçalo Meireles, autor de nove golos, o principal motor do sonho, logo a seguir ao “filho pródigo” Fábio Magalhães (5), que realizou o primeiro jogo oficial pela equipa minhota depois do último ter sido na época 2008/2009. Do lado do IRUDEK Bidasoa Irun a eficácia também acompanhou a equipa rumo à vitória, com Julen Múgica Santiago (seis golos), Rodrigo Salinas (5) e Ignacio Valles (5) a evidenciarem-se.

Filipe Monteiro, treinador do emblema de Braga, tem confiança que este pode ser um momento histórico, apesar de todas as dificuldades associadas: “Sabemos que temos pela frente uma missão muito difícil depois do jogo em Irún, onde saímos com uma desvantagem de nove golos. O IRUDEK Bidasoa Irun demonstrou a sua qualidade, é uma equipa completa em todos os setores, e isso ficou claro na primeira mão. Ainda assim, enquanto houver eliminatória para disputar, vamos lutar até ao último minuto. Jogar em casa pode ser determinante: o Flávio Sá Leite sempre foi um pavilhão especial, onde sentimos a força dos nossos adeptos, e queremos transformar essa energia numa arma para esta segunda mão. Independentemente do resultado, a nossa ambição é dignificar o clube e honrar esta participação europeia. Mas acreditamos que, juntos com os nossos adeptos, podemos tornar este jogo num momento memorável.”

Em caso de reviravolta na eliminatória, o ABC de Braga Lusíadas Saúde sabe que vai integrar o Grupo A da Fase de Grupos, onde já estão SG Flensburg-Handewitt (Alemanha) e AHC Potaissa Turda (Roménia) e com outro lugar reservado para o vencedor da eliminatória entre Mors-Thy Håndbold (Dinamarca) e Saint-Raphael Var Handball (França).

O mês de setembro antevê-se profundamente exigente para os comandados de Filipe Magalhães, que depois da receção aos espanhóis, tem em agenda quatro duelos no arranque do Campeonato Placard Andebol 1: a estreia fora de casa frente ao CF Os Belenenses, a dupla receção aos candidatos FC Porto e Sporting CP e a visita ao FC Gaia Empril.

EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD, 38-25 (22-12)
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde, 35-26 (16-11)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus

Patrocinadores Institucionais