Chegar à Fase de Grupos da EHF European League é agora um sonho mais difícil de se concretizar para o ABC de Braga Lusíadas Saúde, depois da derrota em Espanha, mas possível de acontecer. Para repetir o feito histórico de 2023/2024 a turma minhota precisa de reverter uma desvantagem de nove golos, trazida da casa do IRUDEK Bidasoa Irun e conta com o forte apoio dos fiéis adeptos para o conseguir, este sábado, às 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite.
No primeiro jogo de eliminatória europeia, que decorreu no País Basco há uma semana, o ABC de Braga Lusíadas Saúde teve no super-eficaz Gonçalo Meireles, autor de nove golos, o principal motor do sonho, logo a seguir ao “filho pródigo” Fábio Magalhães (5), que realizou o primeiro jogo oficial pela equipa minhota depois do último ter sido na época 2008/2009. Do lado do IRUDEK Bidasoa Irun a eficácia também acompanhou a equipa rumo à vitória, com Julen Múgica Santiago (seis golos), Rodrigo Salinas (5) e Ignacio Valles (5) a evidenciarem-se.
Filipe Monteiro, treinador do emblema de Braga, tem confiança que este pode ser um momento histórico, apesar de todas as dificuldades associadas: “Sabemos que temos pela frente uma missão muito difícil depois do jogo em Irún, onde saímos com uma desvantagem de nove golos. O IRUDEK Bidasoa Irun demonstrou a sua qualidade, é uma equipa completa em todos os setores, e isso ficou claro na primeira mão. Ainda assim, enquanto houver eliminatória para disputar, vamos lutar até ao último minuto. Jogar em casa pode ser determinante: o Flávio Sá Leite sempre foi um pavilhão especial, onde sentimos a força dos nossos adeptos, e queremos transformar essa energia numa arma para esta segunda mão. Independentemente do resultado, a nossa ambição é dignificar o clube e honrar esta participação europeia. Mas acreditamos que, juntos com os nossos adeptos, podemos tornar este jogo num momento memorável.”
Em caso de reviravolta na eliminatória, o ABC de Braga Lusíadas Saúde sabe que vai integrar o Grupo A da Fase de Grupos, onde já estão SG Flensburg-Handewitt (Alemanha) e AHC Potaissa Turda (Roménia) e com outro lugar reservado para o vencedor da eliminatória entre Mors-Thy Håndbold (Dinamarca) e Saint-Raphael Var Handball (França).
O mês de setembro antevê-se profundamente exigente para os comandados de Filipe Magalhães, que depois da receção aos espanhóis, tem em agenda quatro duelos no arranque do Campeonato Placard Andebol 1: a estreia fora de casa frente ao CF Os Belenenses, a dupla receção aos candidatos FC Porto e Sporting CP e a visita ao FC Gaia Empril.
EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD, 38-25 (22-12)
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde, 35-26 (16-11)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus