Seleção Nacional A Masculina: Rio Maior acolhe Heróis do Mar antes do EHF Euro 2026

Seleção Nacional A Masculina concentra-se no Rio Maior Sports Centre a 28 de dezembro já em modo Europeu; Paulo Pereira divulgou esta terça-feira a primeira lista de convocados.

Portugal selou com chave de ouro o apuramento para o EHF Euro 2026, depois de vencer a formação de Israel em maio último. Após a participação, há sensivelmente dois meses, no Torneio Internacional Terras do Demo, que decorreu em Moimenta da Beira e onde Portugal realizou dois encontros com o Egito, seguem-se os últimos dias de preparação para o Campeonato da Europa.

A precisamente 24 dias da estreia, Paulo Pereira anunciou os selecionados para dar início aos trabalhos que antecipam a competição. Entre os convocados estão António Machado, João Bandeira Lourenço, Guilherme Tavares e Diogo Silva que substituem momentaneamente Luís Frade, Miguel Neves, Francisco Costa e João Gomes que ainda se encontram em período competitivo ou em fase de recuperação e juntar-se-ão aos Heróis do Mar a 2 de janeiro.

Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o Estágio e Torneio Internacional de Espanha (28/12 a 12/01/2026)

A viagem dos Heróis do Mar para o EHF Euro 2026, começa na cidade ribatejana de Rio Maior a 28 de dezembro e, após uma pequena interrupção para a passagem de ano, os trabalhos retomam a 2 de janeiro. No dia 7, os lusos rumam a Espanha para três testes competitivos num torneio internacional que conta com a participação de seis seleções: Espanha, Tunísia, Eslováquia, Portugal, Egito e Irão. Após uma pequena paragem em casa, os Heróis do Mar viajarão para Herning, Dinamarca, a 14 de janeiro.

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, realça a importância dos atletas recuperarem do desgaste físico e daí o arranque do estágio estar agendado para dia 28 de dezembro – ao contrário do que aconteceu em outros anos, em que o grupo se reunia a 26. Ainda assim, existem atletas que se juntarão mais tarde e o treinador de 60 anos reconhece a necessidade de o fazerem:

“Nós vamos começar apenas no dia 28 porque os atletas necessitam de descanso, sobretudo aqueles que são mais utilizados e que jogam competições europeias. Alguns deles precisam mesmo de recuperar e começam só no dia 2 de janeiro. De qualquer forma, também é importante não estarem demasiado tempo parados. Estou seguro de que os atletas que não vão entrar no dia 28, já vão estar a trabalhar individualmente para depois não chegarem no dia 2 de janeiro com algumas dificuldades a nível da condição física.

Estes primeiros dias são importantes.
De certa forma para ajustar especialmente a condição física de todos para depois, no dia 2 de janeiro já começarmos com alguma coisa já feita. Esse é o principal objetivo deste estágio, embora nós vamos também a trabalhar alguns conteúdos táticos, quer ofensivos, quer defensivos, mas a prioridade são três dias de trabalho mais físico e depois também complementarmos com algum trabalho tático.”

A integração de novos atletas nestes estágios tem sido um habitué nos últimos anos, dada a entrada posterior de alguns atletas. O treinador que orienta os Heróis do Mar afirma que esta integração é importante para ir conhecendo outros atletas e perceber a viabilidade de mais tarde poderem fazer parte do grupo numa fase final de uma grande competição:

“Desde 2016 que nestes dias de estágio em dezembro fazemos isto. Quando há algum atleta que em princípio integrará a competição principal, mas que não está presente no primeiro momento do estágio por diversas razões, nós preenchemos a vaga com atletas mais jovens, que acreditamos poderem ter perfil para poderem um dia vir a integrar a Seleção A. E agora é mais um momento em que o vamos fazer. A maior parte destes atletas jovens jogam fora de Portugal, são atletas profissionais que já encaram esta vida com profissionalismo a jogar Andebol, como modo de vida. Para nós isso também é importante e é uma forma de os irmos conhecendo pouco a pouco, em contexto de estágio e o futuro depois dirá se eles poderão ou não fazer parte do grupo que normalmente compete nas fases finais.”

Quanto ao torneio internacional que irá acontecer em Pamplona, Espanha, Paulo Pereira destaca a importância de limar as últimas arestas já em contexto competitivo antes de chegar ao Campeonato da Europa:

“É fundamental nós podermos competir. Porque uma coisa é nós planificarmos e depois treinar entre nós, outra coisa é nós vermos o que é que está a correr bem, o que é que temos que mudar e isso é mais difícil em contexto de treino. No contexto de jogo nós conseguimos acertar melhor as agulhas e perceber o que é que vai de encontro ao plano que nós traçámos, o que é que temos que modificar, porque muitas vezes temos que mudar o plano. E isso acontece mais em contexto de jogo, daí a importância de jogarmos antes de iniciar a competição principal.”

Men’s EHF Euro 2026

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca. Os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.

A Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca, assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Com capacidade para 15.000 espectadores, a arena será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados, mas poderá tentar a sua sorte através deste link: tickets.eurohandball.com

O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena, na Suécia, que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena, também na Suécia, e a Unity Arena em Oslo, Noruega, ambas dedicadas à fase preliminar.

Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.

Junte-se a nós na Escandinávia e experimente — Pure Greatness.

Torneio Internacional de Espanha
Grupo B
08.01.2026 – 16h15 – Portugal x Egito
09.01.2026 – 16h15 – Portugal x Irão

EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, RTP2
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais