EHF EURO 2026: Portugal promete estreia de sonho frente à Roménia

Heróis do Mar irão iniciar o seu percurso no Grupo B, frente à Roménia, esta sexta-feira na Jyske Bank Boxen, pelas 17h00 (hora portuguesa) – transmissão em direto na RTP2.

A pouco mais de 24 horas para começar aquela que esperamos que seja mais uma bonita história de Portugal na 17.ª edição do Campeonato da Europa, desta vez no coração da Dinamarca, e o primeiro adversário já está definido há largos meses – a conhecida Roménia.

Os Heróis do Mar chegaram na passada quarta-feira a Herning, cidade que será a sede para o Men’s EHF EURO 2026, e ultimará durante esta quinta-feira a preparação para a estreia. Portugal, que vem de resultados bastante positivos na fase pré-competitiva, pretende manter a toada e começar já a vencer no dia 16 de janeiro, frente ao primeiro adversário do Grupo B.

Apesar dos desfechos recentes com pleno de vitórias entre 2018 e 2024 frente à congénere romena, o histórico é favorável ao adversário, que conquistou quatro vitórias em sete jogos disputados, sendo o mais recente em Constanța, na penúltima ronda de qualificação para esta edição do Euro, apesar da atenuante de Portugal ter disputado este jogo com uma geração completamente renovada de Heróis do Mar.

Nos restantes três jogos, a armada lusa deu sempre cartas frente ao mesmo adversário, conquistando vitórias categóricas e tem para sempre marcado no seu coração o famoso jogo de qualificação para o Men’s EHF EURO 2020, que carimbou o passaporte português após vários anos de ausência, na capital romena.

Quem ainda apenas sonhava fazer parte da geração dourada do andebol português era Salvador Salvador, o lateral esquerdo do Sporting CP, que agora dá cartas tanto a nível de clube como da Seleção Nacional, sendo um dos principais esteios defensivos do escudo lusitano. O internacional português, que entretanto ganhou o seu lugar nos Heróis do Mar, já enfrentou por diversas vezes elementos da seleção da Roménia, que também envergam as cores do Dínamo Bucuresti – ao nível da EHF Champions League – sendo que este é o clube com maior representatividade.

“Tem jogadores que estão habituados a estes palcos, a jogar na Liga dos Campeões, jogadores que representam o Dínamo e que jogam na Roménia, onde a Liga também é muito competitiva. Podemos esperar uma seleção muito agressiva, têm muito bons defensores. Têm dois jogadores, especialmente no ataque, que são jovens e que têm vindo a aparecer cada vez mais mas, acho que muito mais importante do que eles é concentrarmo-nos em nós próprios, temos que entrar muito fortes. Acho que é muito importante entrarmos numa competição destas com a máxima concentração possível para podermos disputar o primeiro jogo e começarmos a ganhar confiança. Por isso, acho que vai ser um jogo difícil, temos noção disso e queremos muito conquistar os primeiros três pontos da competição.”

Quem também conhece estes jogadores como a palma da sua mão é Paulo Pereira, atual treinador do Dínamo Bucuresti, e o lateral de 24 anos acredita que poderá ser uma mais-valia para mais uma estreia de sonho numa competição internacional.

“Em primeiro lugar, o nosso grande objetivo é ter a nossa defesa muito agressiva, não sofrer demasiados golos, conseguir fazer uma recuperação defensiva a um nível superior do que aquilo que acho que estamos vindo a fazer. E depois no ataque, temos muita qualidade. Eles têm bons jogadores a nível defensivo, o [Robert] Militaru é um dos melhores jogadores que pode defender no meio, a 3 ou a 4, tem experiência de Champions League, porque tem vindo a jogar tanto este ano como o ano passado. Por isso, acho que as nossas tarefas têm que ser muito mais focadas a nível defensivo e de recuperação defensiva para conseguirmos, depois, no ataque, nos distanciarmos ou tirarmos vantagem dos nossos projetos ofensivos.”

Sobre o favoritismo dado a Portugal nesta partida, Salvador Salvador afirma que cada jogo tem a sua história:

“É normal que sejamos dados como favoritos porque no último Mundial acabámos em quarto lugar. Acho que vejo isso de uma forma completamente normal, mas o favoritismo vê-se dentro de campo. Cada jogo tem a sua história. É o início de uma competição. Nunca é fácil iniciar uma competição tão grande como esta. Por isso, acho que temos que nos focar naquilo que podemos controlar no nosso jogo, nas nossas tarefas, seja a nível defensivo, seja a nível ofensivo, para conseguirmos tirar o máximo de cada jogador e o máximo a nível coletivo.”

Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo E, juntamente com a anfitriã Dinamarca, Roménia e Macedónia do Norte, entre 16 e 20 de janeiro, na Jyske Bank Boxen, em Herning. O encontro inaugural será entre os Heróis do Mar e a formação romena (16), pelas 17h00, e com transmissão na RTP2.

Roménia: De A a Z

A Roménia, outrora uma potência dominante no andebol mundial, carimbou o seu passaporte para o EHF EURO 2026 como uma das melhores terceiras classificadas da fase de qualificação. Este apuramento marca um momento de afirmação, sendo apenas a segunda vez na história que o país consegue presenças consecutivas na fase final da prova — repetindo o feito alcançado em meados da década de 1990 — e elevando para quatro o total de participações em Europeus.

O selecionador George Buricea dispõe de um elenco experiente, onde Dan Racotea assume o papel de figura central. No entanto, o entusiasmo em torno desta equipa advém da nova vaga de talentos, liderada pelo central Daniel Stanciuc e pelo pivot Calin Dedu, ambos determinantes na caminhada na qualificação e que trazem uma nova dinâmica ao setor ofensivo e defensivo romeno. Contudo, as aspirações romenas sofreram um impacto significativo com a ausência forçada de Demis Grigoras. O lateral, peça fulcral no xadrez tático, falhará a viagem para Herning devido a uma lesão.

Após um modesto 22.º lugar no EHF EURO 2024, onde somou três derrotas, a equipa de Buricea foca-se agora em superar esse registo. Embora igualar o histórico 9.º lugar de 1996 pareça um desafio complexo, os romenos chegam com argumentos para surpreender. Apesar de serem considerados os “outsiders” do Grupo B, contam com o tónico de já terem derrotado Portugal no passado recente. Além disso, o facto de Paulo Jorge Pereira, o selecionador português, orientar o Dinamo Bucuresti, confere à Roménia um conhecimento profundo dos métodos lusos, alimentando a esperança de que possam ter uma cartada decisiva para o confronto direto.

Jogadores Chave: Daniel Stanciuc (central, 21 anos, Dinamo Bucuresti), Ionuț Iancu (guarda-redes, 31 anos, Dinamo Bucuresti), Robert Militaru (lateral esquerdo, 32 anos, Dinamo Bucuresti)

História na Competição: 1994 – 11.º Lugar; 1996 – 9.º Lugar; 2024 – 22.º Lugar

Arbitragem portuguesa na elite europeia

Roberto Martins e Daniel Martins também fazem parte da comitiva que representa Portugal para este Men’s EHF EURO 2026 estando, atualmente, em Oslo, na capital norueguesa, onde são os árbitros de reserva para a 1.ª Jornada, do Grupo D, entre as Ilhas Faroé e a Suíça, no dia 16 de janeiro, pelas 19h30 (hora portuguesa), na Unity Arena.

Men’s EHF Euro 2026

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca. Os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.

A Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca, assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro. Com capacidade para 15.000 espectadores, a arena será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados, mas poderá tentar a sua sorte através deste link: tickets.eurohandball.com

O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena, na Suécia, que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena, também na Suécia, e a Unity Arena em Oslo, Noruega, ambas dedicadas à fase preliminar.

Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.

Junte-se a nós na Escandinávia e experimente — Pure Greatness.

EHF Euro 2026
Grupo B (hora portuguesa)
16.01.2026 – 17h00 – Portugal x Roménia, RTP2
18.01.2026 – 17h00 – Macedónia do Norte x Portugal, RTP2
20.01.2026 – 19h30 – Dinamarca x Portugal, RTP2

Patrocinadores Institucionais