Seleção Nacional sub-20 Masculina: Portugal prossegue preparação em Vila Nova de Gaia

Comandados de Carlos Martingo voltam a reunir-se no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, em mais uma etapa de preparação para o M20 EHF EURO 2026; são 17 os atletas convocados.

A Seleção Nacional sub-20 Masculina está de regresso ao trabalho para mais um momento de preparação, com estágio agendado para Vila Nova de Gaia, entre os dias 11 e 25 de junho, dividido em três períodos de trabalho: 11 e 12 de junho, 15 a 19 de junho e 22 a 25 de junho.

A concentração está marcada para o dia 11 de junho, pelas 10h00, no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, onde a equipa das Quinas dará continuidade ao processo de preparação tendo em vista a participação no M20 EHF Euro 2026.

O Selecionador Nacional sub-20, Carlos Martingo, convocou 17 atletas para esta etapa, numa lista que volta a reunir jogadores de vários emblemas nacionais e internacionais. O Sporting CP é o clube com maior representação, com cinco atletas chamados, seguindo-se o FC Gaia Empril, com três representantes. FC Porto e Águas Santas Milaneza contam com dois atletas cada, enquanto ABC de Braga Lusíadas Saúde, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Vitória SC também estão representados.

A convocatória integra ainda dois jogadores que atuam fora de Portugal: João Bandeira Lourenço, do CB Nava, de Espanha, e Serafim Marie, do Paris Saint-Germain, de França.

Este será o quinto momento de trabalho da Seleção Nacional sub-20 Masculina esta época, depois do último estágio realizado na Maia, entre 11 e 15 de maio, que integrou dois jogos particulares frente à Croácia. Em relação à convocatória anterior, Carlos Martingo mantém a base do grupo, registando-se as saídas de Bernardo Sousa (FC Porto) e Afonso Lourenço (SL Benfica), e a entrada de Gabriel Sequeira (Póvoa AC Bodegão Grupo CCR) para a lista de atletas chamados para o novo estágio em Vila Nova de Gaia.

Convocatória da Seleção Nacional sub-20 Masculina para o Estágio em Vila Nova de Gaia (11/06 a 25/06/2026)

Carlos Martingo, Selecionador Nacional sub-20 Masculino, explica que este estágio terá uma primeira fase dedicada à avaliação do estado físico dos atletas, numa etapa que considera decisiva da preparação para o M20 EHF Euro 2026:

“Estas primeiras semanas serão essencialmente para perceber o estado físico dos jogadores e, a partir daí, trabalharmos fisicamente para o Campeonato da Europa. Sabemos que será uma competição muito exigente, com muitos jogos num curto espaço de tempo, e por isso teremos de estar bem preparados.”

Quanto às poucas alterações na convocatória, o Selecionador Nacional sublinha que este grupo representa já a base da equipa que irá competir no Europeu:

“Este grupo de 17 jogadores que está agora em estágio poderá ainda não estar completamente fechado, mas as últimas semanas servirão para tirar as últimas dúvidas. Esta é a base da Seleção que irá ao Europeu.”

Sobre a duração mais alargada deste estágio, Carlos Martingo destaca a importância de poder trabalhar de forma mais detalhada antes da competição:

“Este é o tempo que temos para podermos trabalhar mais ao pormenor. Começaremos, como já disse, por uma componente mais física e, à medida que nos aproximarmos da competição, iremos baixar a carga física e preocupar-nos única e exclusivamente com a questão tática e técnica, para chegarmos a dia 8 de julho na melhor forma possível.”

O M20 EHF Euro 2026 vai realizar-se na Roménia, nas cidades de Cluj-Napoca e Turda, entre os dias 8 e 19 de julho. Portugal está inserido no Grupo A da Ronda Preliminar, juntamente com Alemanha, França e Grécia.

Patrocinadores Institucionais