IHF World Championship: Portugal volta a convencer e continua a sonhar com o Mundial

Seleção Nacional A Feminina garante presença no segundo – e último – Play Off de acesso ao Campeonato do Mundo de 2023, após segunda vitória frente à seleção azeri.

7 inicial: Jéssica Ferreira, Soraia Lopes, Mariana Lopes, Patrícia Lima, Maria Pereira, Patrícia Rodrigues e Adriana Lage

Depois da vitória na primeira mão, na passada quinta-feira, a seleção das quinas entrava motivada para o segundo e último embate com o Azerbaijão. Entre os postes, Jéssica Ferreira entrou a deixar a sua marca e empurrou Portugal para a primeira vantagem de três. A seleção azeri respondeu com dois golos consecutivos e colocou o jogo na margem mínima (3-2). Maria Pereira estreou-se a marcar, da linha de 7 metros, e Mariana Lopes ampliou. À passagem do minuto oito, novamente Maria Pereira assinou e a abriu o ativo para um parcial de 7-0, concluído por Mariana Lopes já dentro dos últimos dez minutos da primeira parte(12-3). A defesa lusa ia sendo uma das maiores armas e só aos 27 minutos a equipa azeri conseguiu ultrapassar a baliza, agora defendida por Matilde Rosa, através da marca de 7 metros (15-4). Em cima da buzina para a saída para o descanso, Maria Unjanque assinou a maior vantagem registada até então, de 12.

Intervalo: 17-5

No regresso dos balneários repetiu-se a história que fechou o primeiro tempo, com a lateral esquerda de 19 anos a mostrar-se letal e a bisar (19-6). Rana Hasanova voltou a marcar pelo Azerbaijão mas Sandra Santiago – de mão quente – ia sendo uma dor de cabeça para as adversárias e, após o 21-7, o técnico azeri viu-se obrigado a levar o cartão verde à mesa com apenas sete minutos decorridos do segundo tempo. Apesar da paragem técnica, as comandadas de José António Silva não abrandaram e, com cerca de 15 minutos por jogar, Leonor Gonçalves fez o 26-9. O Multiusos aplaudiu a entrada de Isabel Góis em jogo, que havia sido distinguida como MVP no jogo da primeira mão, após registar uns impressionantes 73% de eficácia, e a guardiã respondeu ao parar um livre de 7 metros frente a Irina Mikhalkovich. Até ao final do encontro, as portuguesas seguiram a um bom ritmo e, impulsionadas pelo público presente no Multiusos de Paredes acabaram por conquistar, naturalmente, a vitória por uns expressivos 24 golos de diferença.

Resultado Final: 36-12

MVP: Maria Pereira – 6 golos (100% eficácia)
Top Scorer: Maria Unjanque – 6 golos

José António Silva destacou o sucesso na preparação dos dois jogos e admite que esperava um confronto mais dividido: “Pela análise ao adversário, sentimos que tínhamos boas possibilidades. A equipa estava bem preparada e revelou compromisso para contornar os problemas criados pelo Azerbaijão. Após o primeiro jogo, ficou claro que o adversário se apresentou mais débil do que pensávamos, embora a realização dos dois jogos em Portugal também nos tivesse ajudado.”

Para o líder da Seleção Nacional, fala ainda em otimismo na forma de encarar o próximo e último obstáculo antes do Mundial: “Sabemos que teremos uma tarefa muito difícil, na certeza de que se fizermos bem as coisas ficamos mais perto de vencer. Iremos ter sempre pela frente uma equipa de nível europeu, entre as que estão a disputar atualmente o Campeonato da Europa, com um nível bem acima. Não seremos favoritos, mas vamos trabalhar bem para encarar com otimismo mais este play-off.”, sublinhou o técnico, destacando a importância de “continuar a trabalhar em coordenação com os clubes para potenciar novas atletas” e “garantir a evolução da modalidade”.

Com esta vitória e com presença garantida no próximo Play Off, Portugal continua a sonhar com a inédita qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, que irá decorrer na Dinamarca, Noruega e Suécia de 30 de novembro a 17 de dezembro do próximo ano.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, 19-32 (5-16)
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, 3612 (17-5)

IHF World Championship 2023: Portugal faz agora parte das nove seleções que ultrapassaram esta eliminatória e que seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais