Pamplona será a casa da Supertaça Ibérica Feminina 2025, depois de San Sebastián (2023) e Maia (2024), com SL Benfica e Madeira SAD a serem, pelo terceiro ano consecutivo, os representantes de Portugal numa prova que é o resultado do trabalho conjunto entre a Federação de Andebol de Portugal e a Real Federación Española de Balonmano (RFEBM) e junta os Campeões Nacionais e os vencedores – ou finalistas vencidos – da Taça de Portugal e da Copa del Rey (edição masculina) / Copa de S.M. la Reina (feminina). O favorito à vitória é o Super Amara Bera Bera, que terá a companhia das compatriotas do Replasa Beti-Onak, em ano de estreia, depois de Málaga Costa del Sol e BM Elche já terem representado o país vizinho nos anos anteriores.
Pela primeira vez, a prova de elite do Andebol ibérico vai passar pela capital da província de Navarra, uma comunidade com larga tradição no Andebol e com gente apaixonada pela modalidade. Nos próximos dias 5 e 6 de setembro, as atenções estarão no Pabellón Anaitasuna, uma arena com capacidade para cerca de 2.500 lugares.
As Meias Finais jogam-se esta sexta-feira, com o SL Benfica a medir forças com o Replasa Beti-Onak (19h30), logo depois do Madeira SAD defrontar pelo segundo ano consecutivo o Super Amara Bera Bera (17h15). À terceira edição, a expetativa é grande quanto à possível presença inédita de uma equipa portuguesa na grande Final e os jogos decisivos estão agendas para o fim de tarde deste sábado.
A Supertaça Ibérica Feminina 2025 contará com transmissão em direto e em exclusivo n’A Bola TV.


Para o Replasa Beti-Onak, mais do que a felicidade da estreia, é a representação de uma região [Navarra] e a jogar “em casa”, apoio não vai faltar, principalmente no jogo inaugural contra o SL Benfica, que procura dar uma resposta melhor do que em 2024, quando foi afastado da possibilidade de conquistar a segunda medalha de bronze, pelo Madeira SAD, em jogo dramático. O favoritismo deste duelo está do lado português, mas o Replasa Beti-Onak, um nome extremamente recente no topo do andebol espanhol [chegou à divisão maior apenas há três épocas], aparece ainda mais motivado pelo feito conquistado em 2024/2025, de ter alcançado a Final da Copa de S.M. la Reina, depois do 9.º lugar no campeonato.
Em antevisão, Luís Monteiro, treinador do emblema da Luz, afirmou que o único objetivo traçado até ao momento é derrotar o Replasa Beti-Onak e chegar à Final e que a equipa está perfeitamente motivada para esta competição: “Jogarmos em Espanha nesta meia-final com esta equipa aumenta um pouco o grau de complexidade, pois é uma equipa que acelera muito bem o jogo, tem muito boas transições. Não tem muito poder de remate de primeira linha, mas tem uma tendência de circulação de ataque para o lado direito. Nós estamos a preparar-nos para controlar todas essas situações. Sabemos que vai ser um jogo muito duro, mas estamos convictos de que se estivermos ao nosso melhor nível e com uma consistência que tem sido um pouco difícil de encontrar ainda nesta fase inicial da época, se tivermos uma consistência adequada àquilo que são as exigências do jogo, penso que vamos conseguir resolver o problema. (…) “Falei com a equipa, e nós temos de estar cientes de uma coisa. O nosso objetivo nesta competição é ganhar o jogo de sexta-feira. Esse é o único objetivo neste momento. Não podemos pensar para além desse aspeto. Depois de ganharmos o jogo, esperemos que sexta à noite possamos criar um objetivo mais ambicioso de conquistar esta competição. Para este tipo de provas que se disputam a um ou dois jogos, existe uma motivação intrínseca. Estas atletas e esta equipa têm sido fenomenais nesse aspeto. Elas não precisam de fatores extras para se sentirem motivadas para esta competição.“
Os bilhetes estão disponíveis para compra no website oficial do SCDR Anaitasuna e poderá escolher entre o passe completo para os dois dias do evento, apenas Meias Finais [sexta-feira] ou jogo de 3.°/4.° lugar e Final [sábado].
Supertaça Ibérica Feminina 2025
Calendário (hora portuguesa):
05.09.2025 – 17h15 – Super Amara Bera Bera x Madeira SAD, A Bola TV
05.09.2025 – 19h30 – Replasa Beti-Onak x SL Benfica, A Bola TV
06.09.2025 – 16h45 – 3.°/4.° lugar, A Bola TV
06.09.2025 – 19h00 – Final, A Bola TV
A terceira edição da Supertaça Ibérica Feminina vai decorrer entre os dias 5 e 6 de setembro, no Pabellón Anaitasuna, em Pamplona, Espanha, e contará com transmissão em direto n’A Bola TV.