O ano aproxima-se do final, mas as seleções nacionais continuam os trabalhos. Com 2026 no horizonte, a selecionadora nacional de sub-18 femininos, Sandra Fernandes, chamou 16 atletas para este último momento de preparação em Melgaço, que inclui dois jogos de preparação a 27 e 29 de dezembro. De relembrar que, em Novembro, este grupo esteve em competição no Torneio Scandibérico, em Pinhel, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, e Mêda, de onde saiu na segunda posição.
Destacam-se duas mudanças em relação à última convocatória, que incluiu a participação no Torneio Scandibérico, com as saídas de Eliany Carvalho e Margarida Valente, para as entradas da ponta-esquerda, Rita Vieira, e da pivot, Lara Galinskas, ambas do CJ Almeida Garrett. O emblema de Vila Nova de Gaia é o mais representado com cinco atletas, seguido pelo ABC de Braga com quatro, CDE Gil Eanes com dois, e SL Benfica, CD Bartolomeu Perestrelo, ARC Alpendorada, Colégio de Gaia e Alavarium AC com uma atleta cada.
Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Feminina para Estágio em Melgaço (26 a 30/12/2025)
Sandra Fernandes destaca o trabalho realizado ao longo do ano com a presença em diferentes competições:
“Este grupo esteve no Campeonato da Europa de sub-17, o que foi uma oportunidade para aferir o trabalho que vem sendo desenvolvido. É um grupo jovem, que precisa de estar nestes grandes palcos competitivos para poderem continuar a evoluir e a crescer como jogadoras. Estiveram de igual modo no Scandibérico, onde conseguimos proporcionar uma vez mais a estas jogadoras uma competição bastante forte e que por certo as fez crescer, quer em termos andebolísticos a nível coletivo, como em termos individuais, quer ainda em termos emocionais. Pretendemos fazer o melhor aproveitamento possível ao nível do número de treinos previstos, bem como, avaliar a evolução coletiva da seleção, realizando dois jogos particulares.”
De olhos postos no ano que se aproxima, a timoneira do grupo afirma:
“Acreditamos que 2026 poderá continuar a permitir a estas atletas a sua evolução, quer em termos técnicos, quer em termos físicos, para que continuem a crescer como jogadoras, pois este é o nosso principal objetivo, estando a trabalhar com jovens desta idade.”