Seleções de Sub-18 e Sub-16 com estágio em Gaia

PUB

Selecionadores Nacionais das respetivas categorias divulgaram as convocatórias para os estágios que irão decorrer em Vila Nova de Gaia.

As Seleções Nacionais de Sub-18 e Sub-16 Femininas, que já começaram a centrar atenções nas provas que se avizinham, com estágios em Outubro e competições posteriormente, têm agora mais um momento de trabalho. O estágio de quatro dias tem lugar em Vila Nova de Gaia e começa já no dia 26 de dezembro, estendendo-se até dia 30; em vista está o Campeonato do Mundo, no caso das Sub-18, já no escalão abaixo, o que está no horizonte é o Campeonato da Europa de Sub-17. Os Selecionadores Nacionais divulgaram, esta segunda-feira, as respetivas convocatórias para os estágios, que apesar de decorrerem ao mesmo tempo e no mesmo local, são independentes.

Seleção Sub-18 Feminina

A formação orientada por Luís Santos que, tal como referido, tem o Campeonato do Mundo no horizonte, está a desenvolver um trabalho que permitirá a Portugal discutir todos os jogos com as seleções mais fortes e, até lá [ao Mundial], terá diversos momentos de preparação. Recorde-se que Portugal terminou o Campeonato da Europa realizado no passado mês de agosto, na 10ª posição.

Luís Santos, Selecionador Nacional de Sub-18, explica que devido ao contexto atual da COVID-19 em Portugal, não é possível ter um momento competitivo, no entanto, o técnico assume uma grande ambição de trabalho da mesma forma: “Este será o 3º estágio da presente época e, lamentavelmente, não poderemos ter a participação em contexto de competição devido à pandemia. Contudo, continua a ser extremamente importante para esta geração o trabalho constante e esse foi o motivo pelo qual continuamos a trabalhar. Estamos em preparação de um campeonato do mundo e a continuar a fazer evoluir as atletas desta geração para que se tornem atletas de seleção A. Teremos 8 sessões de treino e 2 sessões de ginásio para potenciar o trabalho individual e grupal e continuar a consolidar o nosso modelo de jogo. Além destes aspetos, é determinante continuar a avaliar atletas que ainda não tiveram oportunidade de estar em estágio e que têm evoluído positivamente nos clubes e respetivos campeonatos.” – considerou.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional Sub-18 Feminina (26/12 a 30/12/2021)

Seleção Sub-16 Feminina

Artur Rodrigues também levará a cabo, entre dia 26 de dezembro e dia 30 do mesmo mês, um estágio no qual pretende tirar o máximo de proveito do tempo de trabalho, já que esta Seleção Nacional tem um trabalho bastante complexo de futuro, que será assegurar as participações futuras das gerações jovens nos próximos Campeonatos da Europa e Mundiais.

O timoneiro desta geração de atletas destacou os objetivos do estágio, e salientou ainda a inclusão de novas atletas, que alargam o lote para mais de trinta já observadas: “Estes cinco dias de estágio servirão para darmos continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver, voltarmos a avaliar as atletas a nível físico e integrarmos oito novas atletas. Com a inclusão destas atletas perfazemos um total de trinta e três atletas observadas em contexto de estágio de Seleção Nacional nos três estágios em 2021. Ao longo dos dias estão previstas oito unidades de treinos, sessões de ginásio e as formações de atletas em diferentes áreas como o coaching e a nutrição, uma prática já recorrente. Os objetivos do estágio passam pelo desenvolvimento de trabalho técnico e tático individual e grupal tanto ofensivo como defensivo.” – afirmou.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional Sub-16 Feminina (26/12 a 30/12/2021)

Patrocinadores Institucionais