Seleção Nacional A Feminina: Último dia de trabalho antes do primeiro de dois jogos com a Eslováquia

PUB

Portugal recebe esta quinta-feira a seleção eslovaca, da 3ª jornada do EHF Euro 2022 Qualifiers, no Multiusos de Paredes, às 19h00.

Quarta-feira marcada por mais uma sessão de treinos bidiária, no dia que antecede a terceira partida de Portugal a contar para a Qualificação do EHF Euro 2022. A comitiva lusa deixo a Maia e chegou a Paredes esta terça-feira, onde permanece em estágio a preparar o duelo contra a Eslováquia, que será o segundo a acontecer no Multiusos local. Recorde-se, encheu-se de apoio no último embate diante da Espanha, em outubro passado. É com essa ambição de poder dar uma alegria aos portugueses e continuar a sonhar com a qualificação para o Campeonato da Europa, que a equipa orientada por José António Silva tem vindo a trabalhar ao longo dos últimos 10 dias.

A pouco mais de 24 horas do início da partida, o Selecionador Nacional deixa a fórmula para que o patamar competitivo desejado seja atingido, reforçando que é preciso criar mais condições e pensar para além dos 60 minutos. José António Silva, o rosto do crescimento recente da equipa lusa, agradece o apoio de todos os agentes da modalidade em prol da Seleção Nacional A Feminina e transmite ambição e confiança para o futuro da equipa: “Estamos numa fase decisiva da vida da Seleção Nacional A Feminina. Estes dois jogos surgem no momento em que procuramos dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, por forma a criarmos condições para melhorar a performance da nossa equipa, mas para alcançarmos esse objetivo é necessário ver para além da competição. Na próxima quinta-feira, as pessoas verão duas equipas constituídas por sete elementos e discutirão as opções, as substituições e as várias incidências do jogo, esquecendo que para progredirmos, precisamos de resolver problemas que estão a montante do jogo propriamente dito. Para continuarmos a evoluir, estas atletas e outras que poderiam aqui estar, precisam de ser acarinhadas e protegidas para que possam representar a Seleção de Portugal. Enquanto país precisamos de criar condições para que as atletas que têm os seus empregos e estudos possam estar disponíveis para representar o país, sem prejuízo pessoal. Precisamos de melhorar as condições de treino para que as atletas e os seus treinadores possam desenvolver a sua atividade de forma cada vez mais eficaz. Precisamos, em resumo, de ter condições para treinar cada vez mais e melhor, contribuindo para a evolução que desejamos do andebol. Por parte da Federação de Andebol de Portugal tem havido um enorme esforço para conseguir dar boas condições de treino a atletas e treinadores e, paralelamente, estabelecer um diálogo permanente com os treinadores e dirigentes dos clubes, para que o nosso trabalho seja ainda mais produtivo. Tenho que reconhecer e agradecer o apoio que tem existido ao nosso trabalho, prova de que é possível alcançar o patamar competitivo que almejamos e, para isso, necessitamos do contributo de todos.”

O próximo jogo em análise

A Eslováquia está longe do patamar de Hungria e Espanha, no que ao número de participações em Europeus diz respeito, no entanto, Portugal irá encarar este oponente com a mesma seriedade e com sérias pretensões de alcançar a primeira vitória no Grupo 5 da Qualificação. A seleção eslovaca participou em dois Campeonatos da Europa, em 1994 (Alemanha) e 2014 (Croácia/Hungria), e tem apenas mais uma participação do que Portugal na referida competição. Em ambas, terminou na 12ª posição. Recentemente, qualificou-se para o Mundial 2021, onde terminou na 26ª posição.

Quanto aos jogos propriamente ditos, José António Silva destaca a experiência internacional do adversário e acredita que o sucesso luso em ultrapassar a Eslováquia passa pela velocidade e capacidade técnica das jogadoras portuguesas: “Temos que ter noção de que temos pela frente um adversário muito complicado. São uma equipa formada por jogadoras possantes e com uma boa organização coletiva da qual temos um conhecimento profundo, mas necessitamos estar atentos a este aspeto porque admitimos algumas alterações na sua forma de jogar, já que mudaram de treinador recentemente. Comparativamente com a nossa equipa, a Eslováquia tem mais experiência competitiva, mas acreditamos ter boas hipóteses de vencer. No que nos diz respeito, estamos muito focados na consolidação do nosso modelo de jogo, já que temos pouco tempo de trabalho em conjunto, e, por isso mesmo, precisamos de jogar com grande rigor, apostando na velocidade e na capacidade técnica das nossas atletas.”

O apoio de todos é essencial para que a Seleção Nacional A Feminina possa continuar a superar-se dia após dia, com vista à elite: “Para finalizar, lanço um apelo a que todos nos apoiem para que continuemos a melhorar a nossa performance coletiva, sempre balizado pelos dois princípios básicos da equipa: respeito pelo adversário e ambição para nos aproximarmos dos melhores.”

O lote de 18 atletas que compõe a convocatória final para os dois próximos jogos será posteriormente reduzido a 16, para cada um deles.

Bilhetes para o Portugal – Eslováquia já à venda

A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente de forma presencial, no palco do encontro, nos seguintes horários: de 28 de fevereiro a 3 de março (das 09h00 às 17h30). Cada bilhete tem um custo de 5€.

As acreditações para o jogo já estão abertas: https://forms.gle/BLQP6kc3wy9gmfaC8.

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, Canal 11
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1. Hungria220064 : 52124
2. Espanha220056 : 5064
3. Eslováquia200256 : 63-70
4. Portugal200246 : 57-110

Patrocinadores Institucionais