Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP viaja até São João da Madeira

PUB

AD Sanjoanense Delba recebe turma leonina, em jogo com transmissão em direto n’A Bola TV; Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e ADA Maia Universidade da Maia querem seguir bom momento.

A 25ª Jornada abre com a receção do FC Porto ao Boa Hora FC Inetum, no Dragão Arena, esta sexta feira e, ainda, o duelo entre Sporting da Horta e Artística de Avanca Bioria, no Faial.

O dia de sábado arranca com o embate entre AD Sanjoanense Delba e Sporting CP, com transmissão em direto n’A Bola TV. A equipa de São João da Madeira chega a esta partida no 13º posto, vinda de uma vitória, conseguida no último segundo, em casa do Boa Hora FC Inetum e terá um desafio complicado frente aos leões, segundos classificados a apenas um ponto do atual líder, FC Porto.

João Varejão, timoneiro da AD Sanjoanense Delba, deixa clara a superioridade leonina mas refere que a sua equipa nada tem a perder em jogos deste calibre, e fará tudo para tentar surpreender, e arrecadar pontos importantes na luta pela manutenção: “Vamos defrontar uma equipa motivada, competente, com jogadores extraordinários e muito bem preparada, que luta para vencer todas as competições. Estes jogos são muito difíceis para nós, no entanto, não temos nada a perder e vamos lutar com os argumentos que temos. Vamos entrar na fase final do campeonato com jogos decisivos para os nossos objetivos, defrontando o Sporting CP, depois o SL Benfica, seguido do FC Porto, Águas Santas, Madeira e SC Horta, e precisamos de pontuar para garantir a manutenção. Estamos motivados e empenhados no nosso objetivo e lutaremos até ao último minuto em todos os jogos. Estes são os jogos que todos querem jogar e estamos preparados para as dificuldades. Contamos com o apoio dos amantes do andebol e dos nossos adeptos nestes próximos jogos.” – rematou.

Ricardo Costa relembra o jogo a contar para a Taça de Portugal, em que a AD Sanjoanense Delba apresentou algumas dificuldades, e refere que os leões não podem perder pontos: “Vimos aquilo que fizemos lá na Taça de Portugal. Até aos 25 minutos o jogo estava igualado. Eles deram-nos bastante luta e colocaram-nos muitos problemas. Sabemos que se quisermos chegar até ao final a lutar pelo campeonato, não podemos falhar, sobretudo em jogos com adversários, teoricamente, mais frágeis do que nós. Por isso, temos de entrar focados e determinados.”

À mesma hora, mas em Lisboa, as águias do SL Benfica recebem o Vitória FC depois de terem conquistado uma vitória, por sete bolas de diferença, frente ao RK Gorenje Velenje, a contar para a primeira mão dos Quartos de Final da EHF European League, encontrando-se por isso numa fase positiva. Quanto ao plano interno, os encarnados deslocaram-se ao Pavilhão João Rocha na passada jornada, onde consentiram um empate nos segundos finais e, para seguirem na luta pelo título, terão que continuar a somar pontos. De relembrar que os sadinos, na primeira volta, venceram o SL Benfica, em casa, por 32-29.

Às 17h00 é a vez de duas equipas nortenhas medirem forças: Águas Santas Milaneza e FC Gaia Empril. Separados por três pontos, o quinto e sétimo classificado, respetivamente, chegam a este encontro depois de duas derrotas. O Águas Santas Milaneza foi surpreendido pela Artística de Avanca Bioria, na Maia, e, no passado sábado, deixou os três pontos em Braga, frente ao ABC UMinho. Já o FC Gaia Empril, saiu derrotado da deslocação ao CF Os Belenenses e perdeu na receção ao FC Porto. Na primeira volta, os maiatos foram claramente superiores e venceram por 12 golos, em casa do FC Gaia Empril.

O CD Xico Andebol recebe o CF Os Belenenses e, no fecho do dia, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR recebe o ADA Maia Universidade da Maia, equipas separadas por três pontos e que ocupam o décimo e oitavo lugar, respetivamente.

Jorge Carvalho, treinador dos poveiros, realça a boa segunda metade da época que a sua equipa está a fazer e quer retificar a derrota por 30-26, na primeira volta diante dos maiatos: “Vamos encontrar um adversário direto na classificação e que está a realizar um excelente campeonato. O ADA Maia é muito bem orientado, joga em constante transição e tem o jogo muito bem consolidado… mas apesar de estar ciente das dificuldades o nosso objetivo é vencer o jogo para continuar a efetuar uma boa segunda volta.”

Do outro lado, Nuno Silva também deixa elogios ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, mas, apesar das dificuldades, a vitória é o objetivo da sua equipa: “Jogo frente a um adversário com jogadores de grande valia, alguns com vasta experiência de 1ª divisão. Apresenta defensivamente uma dimensão física na zona central que impõe respeito e um guarda redes que dispensa apresentações. Por estes fatos, esperamos um jogo difícil, mas que queremos estar à altura do desafio, tentando trazer os três pontos para a Maia, tentando apresentar um jogo que nos faça orgulhar.”

A Jornada 25 do Campeonato Placard Andebol 1 só termina no domingo, com o Madeira SAD a receber o ABC UMinho, num jogo que se perspetiva equilibrado entre duas equipas que estão a fazer uma segunda parte da época dominada pelas vitórias.

Campeonato Placard Andebol 1
25ª Jornada
29.04.2022 – 20h00 – FC Porto x Boa Hora FC Inetum, Porto Canal
29.04.2022 – 21h00 – SC Horta x Artística de Avanca Bioria
30.04.2022 – 15h00 – AD Sanjoanense Delba x Sporting CP, A Bola TV
30.04.2022 – 15h00 – SL Benfica x Vitória FC, BTV
30.04.2022 – 17h00 – Águas Santas Milaneza x FC Gaia Empril, Águas Santas TV / andeboltv
30.04.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x CF Os Belenenses
30.04.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ADA Maia Universidade da Maia
01.05.2022 – 17h00 – Madeira SAD x ABC UMinho

Patrocinadores Institucionais