Campeonato Placard Andebol 1: Dragão Arena é palco do Clássico deste sábado

PUB

Jornada 28 é marcada pelo clássico entre FC Porto e SL Benfica, a três jornadas do final; FC Gaia Empril recebe turma poveira, jogo que poderá acompanhar n’A Bola TV.

FC Porto e SL Benfica medem forças este sábado na cidade invicta e encontram-se em igualdade pontual, com a liderança, à condição, a pertencer aos encarnados dada a antecipação do jogo referente à Jornada 29, onde se registou uma vitória das águias diante do ADA Maia Universidade da Maia. Nessa ronda do Campeonato Placard Andebol 1, agendada para dia 28 de maio, a formação azul e branca irá ao reduto do Águas Santas Milaneza enquanto que as águias estarão a disputar a Final 4 da EHF European League.

Pedro Cruz, lateral dos dragões, não esquece o desaire na Luz – onde o SL Benfica quebrou o registo de 59 vitórias consecutivas do FC Porto para o Campeonato – mas realça que, naquele que é o último jogo dos azuis e brancos em casa, tudo farão para corrigir os erros e conquistar a vitória: “Estamos a falar da equipa que nos tirou a invencibilidade no campeonato. O Benfica tem uma excelente equipa com grandes jogadores, como tem demonstrado não só a nível nacional, como nas competições europeias. Nós vamos querer emendar os erros cometidos na primeira volta, na Luz, e queremos despedir-nos do Dragão Arena este ano com uma vitória.”

Quanto à motivação do plantel do FC Porto, o lateral de 37 anos, acrescenta: “A motivação temos todos os dias, estamos a três jogos de sermos campeões nacionais, não há melhor motivação que essa.”

Do lado encarnado, Chema Rodriguez destaca, igualmente, a qualidade do adversário, e, ainda, o facto de jogar fora de portas. No entanto, destaca o bom momento que a sua equipa atravessa: “Jogar fora de casa é sempre complicado, gostaria de jogar perante os nossos adeptos. Estamos preparados, já jogámos neste ano em campos com muito público, grandes ambientes, e isso vai ajudar-nos neste jogo. Sabemos que é complicado vencer, ainda por cima na casa do adversário, mas vamos com esse objetivo. Estamos na mesma linha, temos de ganhar para termos possibilidades matemáticas de vencer o Campeonato. Vamos com toda a energia para ganhar o jogo, mostrar que somos uma grande equipa capaz de ganhar a outra grande equipa. Estamos num bom momento de forma, temos muitos jogos consecutivos invictos. Vamos seguir com esta linha, esperemos que este final de temporada seja bom para nós.”

O dia de sábado conta ainda com duelo entre FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR que terá transmissão n’A Bola TV. No embate entre o oitavo e décimo primeiro classificado, respetivamente, separados por apenas quatro pontos, prevê-se um grande equilíbrio – tal como se verificou na primeira volta, onde os gaienses acabaram por vencer pela margem mínima (29-30).

Carlos Resende, timoneiro do FC Gaia Empril, refere como objetivo a consolidação do oitavo posto na tabela classificativa, afirmando a importância de cada ponto no que resta da temporada: “Faltam-nos três jogos para acabar o Campeonato, a vitória contra o Póvoa AC permitir-nos-ia consolidar a oitava posição, por um lado, e por outro, afastar a possibilidade do Póvoa AC nos ultrapassar na classificação! Neste momento, a diferença entre o sétimo e décimo primeiro classificado são 4 pontos, pelo que cada ponto é muito importante!”

Pelos poveiros, quem antevê a partida é o treinador adjunto, Gabriel Maroja, que relembra o embate da primeira volta e afirma a necessidade de concentração máxima durante a partida para que possam conquistar a vitória: “Na primeira volta tivemos um grande duelo, frente à equipa do FC Gaia, onde infelizmente a vitória sorriu para eles. Sem dúvida que no próximo sábado, teremos outro jogo de elevada dificuldade. A equipa do FC Gaia, apresenta muita consistência nas quatro fases do jogo. Para alcançar a vitória, precisamos estar focados em todos os aspetos e jogar com intensidade durante os 60 minutos. Regressar à Póvoa com os 3 pontos é o nosso objetivo, lutaremos até ao fim para conquistá-los!”

Nos restantes jogos da ronda 28, destaca-se a deslocação do Sporting da Horta ao terreno do Boa Hora FC Inetum, num duelo que poderá ser determinante para os insulares, que poderão evitar a relegação direta ao Campeonato da II Divisão Masculina. Também o CD Xico Andebol se encontra nessa disputa e terá uma deslocação complicada a Braga para enfrentar o ABC UMinho.

De relembrar que Boa Hora FC Inetum já sabe que disputará o Campeonato da II Divisão na época 2022/2023 e a AD Sanjoanense Delba já tem lugar marcado na Liguilha do Campeonato Placard Andebol 1. Sporting da Horta e CD Xico Andebol são as equipas que lutam para fugir à despromoção direta, imposta pelo 15º posto.

Campeonato Placard Andebol 1
28ª Jornada
21.05.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, A Bola TV
21.05.2022 – 16h30 – Boa Hora FC Inetum x Sporting da Horta, Boa Hora TV / andeboltv
21.05.2022 – 17h00 – FC Porto x SL Benfica, Porto Canal
21.05.2022 – 17h00 – Sporting CP x Madeira SAD, Sporting TV
21.05.2022 – 18h00 – Artística de Avanca x Vitória FC, Artística TV / andeboltv
21.05.2022 – 18h30 – ABC UMinho x CD Xico Andebol
21.05.2022 – 19h00 – ADA Maia Universidade da Maia x CF Os Belenenses
22.05.2022 – 17h00 – AD Sanjoanense Delba x Águas Santas Milaneza

Patrocinadores Institucionais