Campeonato 1ª Divisão Feminina: Alavarium Love Tiles vai à procura dos primeiros três pontos em Braga

PUB

Aveirenses, que ainda não conhecem o sabor da vitória, deslocam-se ao terreno do ABC UMinho; SIR 1º de Maio ADA CJB com teste em São Pedro do Sul.

A 9.ª Jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina arranca esta quinta-feira, feriado, com quatro duelos. Às 17h00 é a vez de Maiastars receber a formação do Colégio de Gaia Toyota, no Municipal da Maia. Depois da eliminação da Taça de Portugal de ambas as equipas, por SIR 1º de Maio ADA CJB e CS Madeira respetivamente, os focos voltam-se para o Campeonato. A equipa orientada por Paulo Costa quererá regressar aos triunfos, depois de três derrotas consecutivas e o Colégio de Gaia Toyota quererá dar continuidade à vitória conseguida na última jornada.

ABC UMinho – Alavarium Love Tiles

À mesma hora, o Pavilhão Flávio Sá Leite recebe o duelo entre ABC UMinho – nono classificado – e Alavarium Love Tiles – décimo segundo. A formação aveirense ainda não conheceu outro desfecho que não a derrota no Campeonato 1ª Divisão Feminina e viu terminar no último fim-de-semana a sua participação na EHF European Cup, tendo sido afastada pelo Eurobud JKS Jaroslaw na Ronda 3. Eugénio Bartolomeu, timoneiro do Alavarium Love Tiles, afirma que a sua equipa está em crescendo e refere que para este duelo o único objetivo é vencer: “Após um fim de semana longo e cansativo, mas também de grande enriquecimento, voltamos a centrar o nosso foco no campeonato, com uma deslocação difícil a Braga. A nossa jovem equipa tem vindo a mostrar claros sinais de evolução e, mesmo sabendo das condicionantes que o Fernando Fernandes nos colocará, temos como único objetivo a vitória.”

Já a formação orientada por Fernando Fernandes já conta com três triunfos, o mais recente conquistado na deslocação a Alpendorada e, segundo Margarida Cardoso – central das bracarenses – a equipa está focada e confiante de que pode conquistar os três pontos: “Vamos defrontar uma equipa que, apesar do período negativo que atravessa, vem com uma grande vontade de conquistar os três pontos. O facto de participarem nas competições europeias terá certamente enriquecido e fortalecido o seu jogo. Ainda assim, sendo uma equipa com a qual nos defrontamos várias vezes, conhecemos o seu modelo de jogo habitual e temos trabalhado no sentido de arranjar soluções/estratégias para contrariar as suas fases de jogo. Apesar das dificuldades que sabemos que podemos encontrar, jogamos em casa, e será um fator extra de motivação para nós lutarmos pelos três pontos. Apelamos a massa adepta academista que compareçam e apoiem a nossa equipa.”

Quem também viu a sua prestação europeia terminar na Ronda 3 da EHF European Cup foi a ADA São Pedro do Sul, depois de ter sido afastada pela formação do Izmir BSB SK da Turquia, e que, nesta 9.ª Jornada mede forças com o SIR 1º de Maio ADA CJB. Para este encontro João Florêncio não perspetiva facilidades, dado o número de jogos num curto espaço de tempo, aliado a deslocações longas que poderão condicionar, segundo o técnico, o rendimento das suas atletas: “Vai ser um jogo muito difícil! Para além da qualidade do adversário, que respeitamos, vamos realizar um verdadeiro teste à nossa resiliência … Terceiro jogo de quatro que vamos ter que realizar num espaço de nove dias com viagens de ida e regresso ao outro lado do Mundo em representação do andebol português. Deveria ser motivo de reflexão para quem elabora o calendário e conheça o contexto não profissionalizado em que nos situamos. Vamos dar o nosso melhor, esperando que não haja lesões graves e protegendo a saúde das atletas que no dia seguinte terão que ir trabalhar.”

Do outro lado, o SIR 1º de Maio ADA CJB chega moralizado a este encontro, vindo de quatro vitórias – uma delas para a Taça de Portugal – e quer dar seguimento ao bom momento, apesar de saber, como afirma Filipe Oliveira, que não vão ter um desafio fácil, frente a uma das, como afirma o técnico das marinhenses, equipas mais completas do Campeonato 1ª Divisão Feminina: “Vamos ter pela frente um jogo muito complicado, contra uma equipa que considero ser das mais completas do nosso campeonato, com um técnico que dispensa apresentações e que investiu forte nesta época. Infelizmente não vamos conseguir apresentar a equipa na máxima força, fruto da indisponibilidade de várias atletas, mas preparámos bem o jogo e vimos de um ciclo positivo de jogos onde já apresentámos uma performance mais perto daquilo que podemos e devemos fazer, pelo que o objetivo será, como sempre, lutar pelos 3 pontos.”

No último duelo do dia é a vez de CA Leça receber o ARC Alpendorada Heavy OJP, duas equipas separadas por quatro pontos, num jogo que se perspetiva equilibrado. Poderá acompanhar todos os embates desta quinta-feira em direto na andeboltv.

Os restantes encontros referentes à 9.ª Jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina – Madeira SAD frente a CDE Gil Eanes e CS Madeira frente a SL Benfica – estão agendados para 2023.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Jornada 9
08.12.2022 – 17h00 – Maiastars x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
08.12.2022 – 17h00 – ABC UMinho x Alavarium Love Tiles, andeboltv
08.12.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
08.12.2022 – 18h15 – CA Leça x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
21.01.2023 – 15h00 – Madeira SAD x CDE Gil Eanes, andeboltv
26.02.2023 – 16h00 – CS Madeira x SL Benfica, andeboltv

Patrocinadores Institucionais