No segundo jogo da Seleção Nacional sub-19 no Torneio Internacional de Lagoa, que serve de preparação para o IHF Men’s Youth World Championship, agendado para agosto deste ano, o desfecho foi feliz, diante da Noruega. No primeiro jogo do dia, entre Espanha e Áustria, os espanhóis foram felizes e somaram a segunda vitória no torneio antes do jogo de encerramento, que será entre Portugal e Espanha este sábado pelas 18h00.
7 inicial: Gonçalo Morgado, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Ferreira e Bruno Correia
Com apenas duas alterações no 7 inicial face ao utilizado no primeiro jogo – que terminou com a vitória lusa sobre a Áustria – Nuno Santos voltou a lançar o 5:1 como sistema defensivo da seleção das quinas. Um início de jogo típico, com alguns erros iniciais, viu as equipas desperdiçarem os primeiros ataques, até que José Ferreira estreou o marcador. Seguiram-se momentos de equilíbrio – sucessivos empates e ligeiras vantagens lusas – com a Noruega a recorrer à qualidade individual dos seus atletas para desfeitear a defesa de Portugal.
Maior acerto defensivo, aliado a um período de vantagem numérica, levaram os homens de Nuno Santos a ganhar algum fôlego no marcador, com João Magalhães a estabelecer três golos à maior (7-10), com destaque, por esta altura, para José Ferreira (4 golos) e João Bandeira Lourenço (4 golos), a serem os artilheiros de serviço. O técnico norueguês viu-se obrigado a dar uso ao seu primeiro time-out sensivelmente a meio do primeiro tempo.
Apesar da paragem, o bom momento português seguiu e bastaram apenas três minutos para João Bandeira Lourenço colocar a diferença em cinco (8-13). Um período de inferioridade numérica foi ultrapassado com distinção por parte dos comandados de Nuno Santos – um golo marcado e nenhum sofrido, aliado a uma boa entrada de Deniz Gunes para defender as redes portuguesas – alcançando nova maior vantagem com oito minutos por jogar (10-16).
Já com a marca dos sete golos à maior atingida, foi a vez de Nuno Santos parar o encontro para preparar os minutos finais da primeira parte. No entanto, com menos uma unidade em campo e com alguma rotação na Seleção Nacional, foram surgindo alguns erros ofensivos e a defesa da Noruega foi ganhando confiança. Os nórdicos conseguiram reduzir para apenas quatro, antes da buzina para o descanso.
Intervalo: 14-18
Uma boa entrada por parte dos lusos no segundo tempo, com João Magalhães a bisar, colocou novamente a diferença em seis (14-20) e, já perto dos dez minutos, a maior vantagem até então foi reconquistada por Filipe Monteiro (15-22), levando o técnico norueguês a levar o cartão verde à mesa para tentar encontrar os caminhos para ultrapassar a defesa portuguesa e a baliza fechada a sete chaves por Deniz Gunes – em dez minutos, os nórdicos apenas assinaram um golo, da marca de castigo máximo.
Portugal sofreu um volte-face durante cinco minutos – onde não conseguiu fazer qualquer golo e sofreu dois – até que o ponta esquerda, João Magalhães, voltou a ultrapassar a baliza defendida por Oscar Larsen Syvertsen. À entrada dos dez minutos finais assistia-se a um crescendo norueguês, com Portugal a sentir dificuldades na finalização e com o rendimento defensivo a baixar. Dada a aproximação no marcador, para apenas três (22-25) – algo que não acontecia desde o 8-11 – Nuno Santos deu uso ao seu segundo time-out.
A formação das quinas reagiu ao tempo técnico e voltou a ampliar a vantagem (24-29), com destaque nesta altura para Filipe Monteiro que, com sucesso, finalizou três ataques consecutivos. Com cinco golos a separar as equipas e apenas dois minutos para o término do encontro, a Noruega deu uso ao seu último time-out. Portugal seguiu superior e garantiu o segundo triunfo no Torneio Internacional de Lagoa. Este sábado, último dia da competição, há duelo entre Portugal e Espanha para acompanhar em direto na andeboltv.
Resultado Final: 28-31
Nuno Santos mostrou-se satisfeito com o desempenho defensivo português e considerou este triunfo uma “vitória sem contestação”: “Foi uma boa vitória, conseguimos com uma defesa bastante profunda contrariar o ataque da Noruega – que não está habituado a enfrentar defesas tão profundas – e penso que o jogo se resume um pouco a isso: ao nosso desempenho defensivo. Essencialmente nos primeiros 20 minutos e na segunda parte, não de uma forma tão consistente, mas também devido à exigência do sistema defensivo era natural que baixássemos um bocadinho de rendimento. De resto, penso que foi uma vitória sem contestação, tivemos sempre na frente.”
O Torneio Internacional de Lagoa decorre no Pavilhão Desportivo Jacinto Correia. Pode consultar o calendário completo abaixo.
O IHF Men’s Youth World Championship decorre de 2 a 13 de agosto na Croácia. Portugal vai disputar o Grupo A juntamente com Croácia, Ruanda e Argélia, em Varaždin.
Torneio Internacional de Lagoa
Calendário
27.04.2023 – 17h00 – Noruega x Espanha, 23-31 (10-14)
27.04.2023 – 19h00 – Portugal x Áustria, 30-29 (14-13)
28.04.2023 – 17h00 – Espanha x Áustria, 41-20 (19-12)
28.04.2023 – 19h00 – Noruega x Portugal, 28-31 (14-18)
29.04.2023 – 16h00 – Áustria x Noruega, andeboltv
29.04.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha, andeboltv