Pelo segundo ano consecutivo, o obstáculo que separa o ABC de Braga Lusíadas Saúde da Fase de Grupos da EHF European League é oriundo de Espanha e chama-se IRUDEK Bidasoa Irun. Na época passada os minhotos foram afastados na Ronda de Qualificação pelo ABANCA Ademar León, mas esperam agora alcançar um desfecho diferente e repetir o feito histórico de 2023/2024, que ditou o regresso à Fase de Grupos de uma competição da Federação Europeia de Andebol (EHF) sete anos depois.
O emblema bracarense, 4.º classificado na última edição do Campeonato Placard Andebol 1, vai ter um adversário que protagonizou uma época para recordar, no país vizinho: foi 4.º classificado na última Liga ASOBAL, disputou as Meias Finais da Copa Del Rey e da Copa de España e atingiu os Quartos de Final da EHF European League. Nessa campanha europeia sem precedentes, houve um duplo confronto ibérico, com o IRUDEK Bidasoa Irun a defrontar o SL Benfica no Main Round [uma vitória para cada lado]. Na mesma competição mas uns anos antes – em 2022/2023 – também Sporting CP e Águas Santas Milaneza cruzaram caminhos com esta equipa que já foi campeã espanhola por duas ocasiões [nas décadas de ’80 e 90’] e vencedora da EHF Champions League em 1994/1995, para além de ter conquistado a já extinta EHF Cup Winners’ Cup, dois anos depois.
A primeira mão da eliminatória vai jogar-se no País Basco, já este sábado, dia 30 de agosto, a partir das 17h30 (hora portuguesa) e as contas fazem-se em Braga, a 6 de setembro. O jogo será apenas transmitido apenas na EITB, a Radiotelevisão Pública do País Basco.
Em antevisão a um reencontro com história e de extrema importância para as ambições do ABC de Braga Lusíadas Saúde, o treinador minhoto, Filipe Magalhães, garante que a formação bracarense tem condições de sonhar mais alto e traça o plano: “O sorteio da ronda de qualificação da EHF European League trouxe-nos um adversário de enorme tradição no andebol europeu: o IRUDEK Bidasoa Irun. Um clube histórico de Espanha, com quem o ABC de Braga já se cruzou várias vezes nas décadas de ’90 e 2000, quase sempre com vantagem para os bascos. Desta vez, queremos inverter essa tendência e mostrar que temos argumentos para discutir a eliminatória. Sabemos que será um desafio de enorme exigência, mas também acreditamos na nossa qualidade e nas armas que temos. O objetivo passa por fazer um bom jogo em Espanha, de forma a trazer a decisão para o nosso pavilhão, onde contamos transformar o fator casa numa verdadeira vantagem.”
Numa análise objetiva ao adversário, o treinador de 38 anos destacou uma peça fundamental no xadrez espanhol: “Baseiam o seu jogo numa defesa sólida e num contra-ataque rápido e eficaz, mas também no ataque organizado, muito bem conduzido pelo central Gorka Nieto, eleito o melhor da sua posição na Liga Plenitude ASOBAL na época passada. Os pivôs, com características distintas, oferecem alternativas difíceis de contrariar, enquanto a primeira linha acrescenta capacidade de remate exterior.”
Na mesma fase da competição está também o Marítimo Madeira Andebol SAD, que vai defrontar o SAH Aarhus, também este sábado (14h00), na Dinamarca.
EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus