Portugal chegou aos Quartos de Final – ao somar duas vitórias no Main Round [diante da Hungria e da Eslovénia] – onde encontrou a Dinamarca, que terminou o Grupo III do Main Round na primeira posição, apenas com vitórias. No caminho da formação lusa na décima edição do Campeonato do Mundo sub-19, apenas se contava uma derrota, ainda na Fase de Grupos, diante da Croácia por 27-38, o que não prejudicou, mais uma vez, a presença da formação das Quinas no Top-8 da elite mundial; a que se juntou a desta tarde, frente à Dinamarca.
7 Inicial: Vasco Teixeira, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, António Machado, Tiago Sousa, Filipe Monteiro e José Ferreira
Na Arena de Varaždin – cidade onde Portugal está sediado neste Campeonato do Mundo – foram os nórdicos a começar com bola e a marcar, posteriormente, António Machado equalizou. Mais um golo da Dinamarca e um remate desperdiçado por João Bandeira Lourenço acabou por dar dois golos à maior ao adversário, colocando o marcador em 3-1 e, inúmeras falhas no ataque português, deram três de vantagem aos nórdicos (5-2), à passagem dos seis minutos. Novamente, uma concretização do oponente, levou Nuno Santos a pedir a sua primeira paragem de jogo, para tentar contrariar a ineficácia ofensiva, que resultou em golo de Tiago Sousa na conversão de um livre de 7 metros. A Dinamarca não tirou o pé do acelerador e chegou aos cinco golos à maior, tirando proveito de vários contra ataques (10-5) mas com uma alteração do sistema defensivo, Portugal acabou por tirar proveito e reduziu para dois, mas por pouco tempo. À passagem dos 17 minutos, o conjunto de Simon Sørensen já tinha regressado aos cinco e o técnico português procedeu à troca na baliza lusa, fazendo entrar Deniz Gunes, mas nem isso evitou o 16-10. Portugal ainda mostrou alguns sinais de retoma mas acabou por sair para o descanso com esta mesma desvantagem.
Intervalo: 20-14
A entrada para o segundo tempo deu-se com parada e resposta mas a Dinamarca chegou aos sete golos à maior (22-15) sendo apenas travada por Deniz Gunes, por duas ocasiões, que deu oportunidade a Portugal para reduzir. Os comandados de Nuno Santos mantiveram a toada e chegaram aos cinco golos de diferença, colocando o marcador a 23-18, levando Simon Sørensen a pedir time-out. Quem saiu melhor da paragem foram os Lusos, que chegaram aos três (23-20), mas a Dinamarca voltou a ampliar para seis, seguiram momentos de investidas portuguesas mas que não se traduziram em golo e Nuno Santos parou o encontro a 10 minutos para o final, quando o placar registava 28-23, voltando a repetir o time-out dois minutos mais tarde. O rumo do encontro manteve-se inalterável até ao final, com a Dinamarca a vencer por números bastante dilatados.
Resultado Final: 35-25
Top Scorer: Filipe Monteiro – 9 golos (82% de eficácia)
Nuno Santos, treinador da Seleção Nacional sub-19, fez a sua análise ao jogo: “Foi um jogo muito difícil para nós – com uma diferença física enorme – iniciámos com o sistema 6:0, que era o sistema onde aparentemente eles estão mais confortáveis, a pensar que seria bom para nós, mas nesse sistema mantivemo-nos em baixo e, com o seu jogo exterior, a Dinamarca conseguiu superiorizar-se. Ainda alterámos o sistema defensivo na primeira parte, mas também não resultou porque não estávamos a conseguir fazer os acertos defensivos e acabou por correr mal. No ataque tivemos muitas dificuldades ao atacar o bloco central, tínhamos preparado o jogo para que pudesse terminar a finalização nas zonas exteriores do campo mas também nunca conseguimos ter continuidade para as bolas chegarem a essas zonas e algum discernimento para finalizarmos em zonas mais abertas.
Na segunda parte, mantivemos o sistema profundo, aí já conseguimos fazer alguns acertos, aproximando-nos, com períodos interessantes, tanto ofensivos como defensivos, procurando explorar as zonas menos densas mas depois a exigência do jogo determinou o cansaço. Estar o jogo todo a defender com profundidade, causou alguma falta de discernimento e acabámos por falhar bastante no ataque, especialmente quando apanhamos guarda redes desta qualidade, o que contribuiu para que sofrêssemos golos de contra-ataque.”
Sobre o adversário desta sexta-feira – as Ilhas Faroé – Nuno Santos afirma que: “São uma equipa muito forte, hoje tiveram o jogo na mão mas o Egipto fez uma recuperação à Portugal, equilibrada e homogénea com, provavelmente, o melhor jogador do Torneio – Óli Mittún. Amanhã vai ser um jogo difícil para nós pelo desgaste físico de hoje e vamos já preparar o que podemos fazer amanhã.”
Portugal irá agora enfrentar as Ilhas Faroé, no apuramento para o quinto lugar, esta sexta-feira, pelas 12h00, com transmissão no Canal 11.
2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo A
02.08.2023 – 12h00 – Portugal x Ruanda, 50-24 (26-5)
04.08.2023 – 14h30 – Argélia x Portugal, 19-41 (8-15)
05.08.2023 – 18h30 – Portugal x Croácia, 27-39 (12-19)
Main Round I
07.08.2023 – 16h30 – Hungria x Portugal, 29-31 (16-11)
08.08.2023 – 16h30 – Portugal x Eslovénia, 28-26 (10-9)
Quartos de Final
10.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 35-25 (20-14)
Placement Matches (5º a 8º)
11.08.2023 – 12h00 – Ilhas Faroé x Portugal, Canal 11
O 10.º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, de 2 a 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal está a cargo do Canal 11.