EHF European League: ABC de Braga Lusíadas Saúde procura novo passaporte europeu

Minhotos vão ao País Basco defrontar os espanhóis do IRUDEK Bidasoa Irun, este sábado, na primeira mão da Ronda única de Qualificação, às 17h30; Segunda mão agendada para o dia 6 de setembro, em Braga.

Pelo segundo ano consecutivo, o obstáculo que separa o ABC de Braga Lusíadas Saúde da Fase de Grupos da EHF European League é oriundo de Espanha e chama-se IRUDEK Bidasoa Irun. Na época passada os minhotos foram afastados na Ronda de Qualificação pelo ABANCA Ademar León, mas esperam agora alcançar um desfecho diferente e repetir o feito histórico de 2023/2024, que ditou o regresso à Fase de Grupos de uma competição da Federação Europeia de Andebol (EHF) sete anos depois.

O emblema bracarense, 4.º classificado na última edição do Campeonato Placard Andebol 1, vai ter um adversário que protagonizou uma época para recordar, no país vizinho: foi 4.º classificado na última Liga ASOBAL, disputou as Meias Finais da Copa Del Rey e da Copa de España e atingiu os Quartos de Final da EHF European League. Nessa campanha europeia sem precedentes, houve um duplo confronto ibérico, com o IRUDEK Bidasoa Irun a defrontar o SL Benfica no Main Round [uma vitória para cada lado]. Na mesma competição mas uns anos antes – em 2022/2023 – também Sporting CP e Águas Santas Milaneza cruzaram caminhos com esta equipa que já foi campeã espanhola por duas ocasiões [nas décadas de ’80 e 90’] e vencedora da EHF Champions League em 1994/1995, para além de ter conquistado a já extinta EHF Cup Winners’ Cup, dois anos depois.

A primeira mão da eliminatória vai jogar-se no País Basco, já este sábado, dia 30 de agosto, a partir das 17h30 (hora portuguesa) e as contas fazem-se em Braga, a 6 de setembro. O jogo será apenas transmitido apenas na EITB, a Radiotelevisão Pública do País Basco.

Em antevisão a um reencontro com história e de extrema importância para as ambições do ABC de Braga Lusíadas Saúde, o treinador minhoto, Filipe Magalhães, garante que a formação bracarense tem condições de sonhar mais alto e traça o plano: “O sorteio da ronda de qualificação da EHF European League trouxe-nos um adversário de enorme tradição no andebol europeu: o IRUDEK Bidasoa Irun. Um clube histórico de Espanha, com quem o ABC de Braga já se cruzou várias vezes nas décadas de ’90 e 2000, quase sempre com vantagem para os bascos. Desta vez, queremos inverter essa tendência e mostrar que temos argumentos para discutir a eliminatória. Sabemos que será um desafio de enorme exigência, mas também acreditamos na nossa qualidade e nas armas que temos. O objetivo passa por fazer um bom jogo em Espanha, de forma a trazer a decisão para o nosso pavilhão, onde contamos transformar o fator casa numa verdadeira vantagem.”

Numa análise objetiva ao adversário, o treinador de 38 anos destacou uma peça fundamental no xadrez espanhol: “Baseiam o seu jogo numa defesa sólida e num contra-ataque rápido e eficaz, mas também no ataque organizado, muito bem conduzido pelo central Gorka Nieto, eleito o melhor da sua posição na Liga Plenitude ASOBAL na época passada. Os pivôs, com características distintas, oferecem alternativas difíceis de contrariar, enquanto a primeira linha acrescenta capacidade de remate exterior.”

Na mesma fase da competição está também o Marítimo Madeira Andebol SAD, que vai defrontar o SAH Aarhus, também este sábado (14h00), na Dinamarca.

EHF European League Men – 2025/2026
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
30.08.2025 – 14h00 – SAH Aarhus x Marítimo Madeira Andebol SAD 
30.08.2025 – 17h30 – IRUDEK Bidasoa Irun x ABC de Braga Lusíadas Saúde
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2025 – 17h00 – ABC de Braga Lusíadas Saúde x IRUDEK Bidasoa Irun
07.09.2025 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x SAH Aarhus

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF European League (@ehfel_official)

Patrocinadores Institucionais