EHF European League: Águias regressam às noites europeias

PUB

SL Benfica recebe eslovenos na primeira mão dos Quartos de Final da EHF European League, esta terça-feira.

O Pavilhão da Luz será palco do jogo da primeira mão dos Quartos de Final da EHF European League que coloca, frente a frente, SL Benfica e RK Gorenje Velenje. Os encarnados voltam às competições europeias depois do empate a 32 golos no Pavilhão João Rocha, diante do Sporting CP, e querem regressar às vitórias, dando continuidade ao bom momento europeu. De recordar que a equipa de Chema Rodriguez terminou a Fase de Grupos no segundo posto do Grupo B, à frente do HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela, e, nos Oitavos de Final ultrapassou o Fenix Toulouse, equipa onde atua o português Gonçalo Vieira.

Chema Rodriguez, técnico encarnado, lançou este encontro da Liga Europeia, reconhecendo o mérito do adversário pela presença nesta fase: “É uma equipa que está nos quartos de final, logo significa que é uma grande equipa. Se está aqui, nesta fase, é porque ganhou a grandes equipas. É uma formação difícil, com jogadores que procuram muito o um contra um, tem jogadores pequenos que são rápidos e difíceis de defender. Conseguem criar muitas exclusões, penalidades, pelo que é muito complicado defendê-los. É uma equipa muito complicada, nesta fase é sempre. Estamos com muita vontade e ambição de fazer história e marcar presença na Final Four” – afirmou.

O treinador espanhol admite que o fator casa poderá ser determinante nesta primeira eliminatória e espera pavilhão cheio na Luz: “Eles são muito fortes em casa, com os seus adeptos. É muito complicado. Qualquer equipa balcânica na sua casa é sempre muito difícil. A eliminatória nunca se decide na 1.ª mão, mas para nós o primeiro jogo em casa também é muito importante, pois somos muito mais fortes na nossa casa, com os nossos adeptos, com o seu ânimo e motivação. Esperamos que o Pavilhão esteja cheio para nos ajudar a conseguir um bom resultado” – declarou.

Chema Rodriguez admite ainda ambicionar fazer história neste encontro para conseguir marcar presença na Final Four: “Somos uma equipa que pratica um bom andebol, é bom de ver, temos os valores dos Benfiquistas. É uma equipa que luta e entrega-se por cada bola até final, isso vem de dentro dos adeptos do Benfica. Podemos fazer história, chegar à final four de uma competição europeia que é duríssima. Podemos conseguir algo grande e muito difícil de alcançar.” – rematou o timoneiro encarnado.

Raio X – RK Gorenje Velenje

Os eslovenos terminaram a Fase de Grupos da EHF European League em quarto lugar, inseridos no Grupo C, atrás de SG Magdeburg, IK Sävehof e RK Nexe. Nos Oitavos de Final, o RK Gorenje Velenje superiorizou-se aos franceses do USAM Nimes ao vencer em casa por 29-22 e, apesar da derrota em França por 30-35, os eslovenos conseguiram garantir presença nos Quartos de Final da prova por dois golos.

No campeonato interno, são terceiros classificados, com menos um jogo que RK Celje, atual líder do campeonato, e menos 10 pontos. O RK Gorenje Velenje vence há 10 jogos consecutivos e a última derrota foi precisamente no duelo com os atuais líderes, por 29-30.

Kenan Pajt, ponta direita, é o melhor marcador da equipa, no que toca ao Campeonato Esloveno, com 119 golos e encontra-se na quarta posição na lista de melhores marcadores da prova. Matic Verdinek, ponta esquerda, surge em décimo da lista geral, com 99 golos assinalados. Curiosamente, o melhor marcador do adversário do SL Benfica na EHF European League, com 54 golos, é Tilen Sokolic que apenas surge na 25ª posição da lista de melhores marcadores do Campeonato Esloveno e é, igualmente, ponta esquerda.

Em prova, e com o objetivo de alcançar a Final 4 da EHF European League, encontra-se o Kadetten Schaffhausen – que estava inserido no Grupo D, de Sporting CP – que irá medir forças com o Orlen Wisla Plock. Os portugueses do HBC Nantes – Alexandre Cavalcanti e Pedro Portela – defrontam os atuais detentores da prova, SC Magdeburg, alemães que ultrapassaram os leões de Ricardo Costa. Os croatas do RK Nexe têm encontro marcado com os dinamarqueses do GOG – líderes do Grupo B, onde estavam inseridos os encarnados.

EHF European League
Quartos de Final
1ª mão 
26.04.2022 – 19h45 – SL Benfica x RK Gorenje Velenje, BTV
2ª mão 
03.05.2022 – 17h45 – RK Gorenje Velenje x SL Benfica, BTV

Patrocinadores Institucionais