Campeonato Placard Andebol 1: Águias voam para Norte para defrontar CD Xico Andebol

PUB

SL Benfica chega à 23ª jornada embalado pela passagem aos 1/4 de Final da EHF European League e defronta o emblema de Guimarães que não perde há duas rondas; Madeira SAD recebe ADA Maia Universidade da Maia.

Esta sexta-feira arranca a 23ª ronda do Campeonato Placard Andebol 1, com o duelo de extremos entre o líder Sporting CP e o Boa Hora FC INETUM, atual último classificado, às 20h00, no Pavilhão João Rocha. A jornada prossegue no sábado, com cinco jogos agendados, entre os quais o embate entre CD Xico Andebol e SL Benfica, em Guimarães, que acontece num momento particularmente especial para as águias, que garantiram, durante a semana, a qualificação para os Quartos de Final da EHF European League, sendo agora a única equipa portuguesa a competir nas provas europeias, face às eliminações de Sporting CP, na mesma fase da competição e de FC Porto, no play-off de acesso aos Quartos de Final da EHF Champions League. O emblema da Luz irá deslocar-se ao terreno do CD Xico Andebol, que ocupa a penúltima posição e que chega a esta partida numa fase positiva, após dois empates consecutivos frente a um opositor direto, SC Horta e, mais recentemente, diante do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Pedro Correia, treinador do CD Xico Andebol, perspetivou o duelo com o atual 3º classificado e recorreu a uma clássica metáfora bíblica para classificar o duelo, dizendo ainda que a equipa quer reforçar o bom momento que atravessa: “Vai ser um jogo contra uma equipa de imensa qualidade, como ainda agora provou na EHF European League. Sabemos que será um jogo muito complicado e que o SL Benfica, seguramente, nos vai criar muitos problemas, mas estamos numa fase positiva e queremos criar também essas dificuldades ao adversário. Será difícil, mas faremos tudo para tentar somar pontos. Numa luta de David contra Golias, queremos mostrar a nossa força.”

Do lado encarnado, o técnico Chema Rodriguez diz que “o esforço e o trabalho da equipa têm sido brutais” e garante que vencer é o único objetivo, seja em que prova for: “Continuamos fiéis à nossa ideia. O nosso objetivo é ganhar em todas as competições e pensamos sempre na próxima partida. Depois da vitória incrível frente ao Toulouse, temos o jogo deste sábado com o Xico para a Liga e temos de ganhar. (…) Temos de colocar o foco no trabalho para vencer o próximo jogo. Foi uma vitória impressionante na EHF [European League], mas agora temos de pensar no Xico Andebol”

CD Xico Andebol e SL Benfica medem forças a partir das 15h00 deste sábado e o jogo contará com trasmissão em direto n’A Bola TV.

Madeira SAD – ADA Maia Universidade da Maia

No Funchal, há duelo entre insulares e maiatos. Após a qualificação para a Final Four da Taça de Portugal, o Madeira SAD não conseguiu vencer os dois jogos seguintes, a contar para o Campeonato Placard Andebol 1, tendo empatado com Vitória FC e perdido com o CF Os Belenenses. Há, tal como afirma Paulo Fidalgo na antevisão, uma necessidade de voltar aos triunfos para melhorar o atual 10º lugar: “O ADA Maia é uma equipa que tem demonstrado, ao longo da temporada, ser muito competitiva, tem atletas competentes que têm uma abordagem ao jogo muito positiva e dinâmica. Por isso, perspetivo um jogo muito equilibrado. O Madeira SAD, apesar de ter perdido na última jornada, não fez um mau jogo, esteve sempre na disputa do jogo e a equipa está também a demonstrar bons índices competitivos, logo, penso que será um jogo entre duas boas equipas e um bom espetáculo de andebol. Nós queremos, obviamente, somar os três pontos para nos tentarmos aproximar, o mais possível, do top-8, para podermos melhorar a nossa classificação.”

Quanto ao ADA Maia Universidade da Maia, a equipa chega a este jogos após quatro derrotas consecutivas (três para o campeonato e uma para a Taça de Portugal), diante de três equipas que ocupam o top-4: FC Porto, SL Benfica e Águas Santas Milaneza. A formação maiata tem ambições de sair do atual 8º posto e tem uma boa oportunidade de fazê-lo este sábado, em caso de triunfo sobre os madeirenses. O treinador, Nuno Silva, diz que a equipa terá que apresentar o seu melhor nível para sair da ilha com os três pontos: “Jogo frente a um adversário de grande competência e que também se reforçou muito bem em janeiro. Nesta viagem à Madeira esperamos grandes dificuldades mas temos em mente, sabendo que temos de estar no nosso melhor, a procura da vitória.”

Campeonato Placard Andebol 1
23ª Jornada
08.04.2022 – 20h00 – Sporting CP x Boa Hora FC INETUM, Sporting TV
09.04.2022 – 15h00 – CD Xico Andebol x SL Benfica, A Bola TV
09.04.2022 – 15h00 – Madeira SAD x ADA Maia Universidade da Maia
09.04.2022 – 18h00 – Águas Santas Milaneza x Artística de Avanca Bioria, Águas Santas TV
09.04.2022 – 19h00 – FC Porto x ABC UMinho, Porto Canal
09.04.2022 – 21h00 – AD Sanjoanense Delba x FC Gaia Empril
16.04.2022 – 21h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Vitória FC
25.05.2022 – 21h00 – SC Horta x CF Os Belenenses

8ª Jornada
09.04.2022 – 18h00 – Vitória FC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR

Patrocinadores Institucionais