Campeonato Placard Andebol 1: Dragões a dois pontos do Bicampeonato

PUB

FC Porto viaja até ao terreno do Águas Santas Milaneza e pode sair Campeão Nacional, caso empate ou vença o encontro; ABC UMinho e Vitória FC em luta acesa pelo meio da tabela.

Focos direcionados para a Maia, onde Águas Santas Milaneza recebe o FC Porto, num jogo importante para ambas as equipas. Os maiatos, como refere Ricardo Moreira, continuam a sonhar com a melhor classificação possível – depois da derrota do CF Os Belenenses em terreno insular, o Águas Santas Milaneza tem os olhos postos no quarto lugar – mas, do outro lado, vão encontrar o FC Porto a dois pontos de conquistar o Bicampeonato: “Este próximo jogo precisará de uma extraordinária prestação. O FC Porto vem muito motivado para fechar as contas do Campeonato de vez, mas o Águas Santas, apesar de não depender só de si, ainda quer terminar o campeonato com a melhor pontuação possível. Conscientes da dificuldade da tarefa, o grupo vai apresentar-se ao jogo com a vontade de vencer de sempre, sólidos defensivamente e irreverentes no ataque na luta pelo melhor resultado possível, sabendo das impossibilidade que temos na utilização de alguns atletas que nos acrescem a dificuldade deste confronto.”

Pelo lado dos azuis e brancos é o capitão, Daymaro Salina, quem antevê dificuldades para aquele que pode ser o jogo do título: “O Águas Santas, quando jogou aqui, causou-nos alguns problemas. Em casa deles, é sempre difícil e temos de ir com a máxima seriedade se queremos ser campeões e atingir este grande objetivo. Vai ser um jogo difícil como todos, mas estamos prontos para isso.”

A 29ª Jornada continua no sábado, onde tem lugar o embate entre Vitória FC – sétimo classificado com 56 pontos – e ABC UMinho, abaixo duas posições e com menos dois pontos. Dado que na primeira volta os bracarenses levaram a melhor (32-26), em caso de vitória podem escalar na tabela até à sétima posição. E o foco dos bracarenses está na melhor classificação possível, como afirma o técnico Filipe Magalhães: “Com o Campeonato a aproximar-se do final e com as classificações finais a ficarem definidas, começa-se a jogar pelo orgulho e brio de atingir a melhor classificação possível. Nesse sentido, este é um jogo muito importante pois podemos ultrapassar o Vitória na classificação e garantir a subida de mais um lugar na classificação final. O Vitória a jogar o último jogo em casa esta época vai certamente querer fechar a temporada com um triunfo perante os seus adeptos, por isso sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas com a nossa forte atitude vamos lutar muito para conquistarmos a vitória!”

Luís Monteiro, técnico dos sadinos, destaca a qualidade do adversário e algumas individualidades: “O ABC tem vindo a fazer um Campeonato muito interessante, depois de um arranque menos positivo. Na defesa, utiliza normalmente um sistema 5:1 com alguma profundidade, que permite transições ofensivas rápidas e eficazes. Tem um ataque organizado muito bem estruturado, com excelente relação entre a primeira linha e o pivô, e onde o lateral direito Vinícios Carvalho continua a demonstrar um excelente rendimento.”

No entanto, apesar de “alguma irregularidade exibicional”, Luís Monteiro afirma que é um jogo importante para a classificação final: “O Vitória tem demonstrado alguma irregularidade exibicional neste último terço do campeonato, por motivos que estão identificados e que temos procurado ultrapassar. É um jogo importante para as duas equipas, uma vez que a vitória pode valer mais um ou dois lugares na tabela classificativa.”

De relembrar que o SL Benfica disputou o jogo relativo à 29ª Jornada diante do ADA Maia Universidade da Maia no passado dia 18 de maio, de onde saiu com uma vitória, pois estará durante o fim de semana de 28 e 29 de maio a disputar a Final 4 da EHF European League, que se realiza na Altice Arena.

Campeonato Placard Andebol 1
29ª Jornada
18.05.2022 – 19h00 – SL Benfica x ADA Maia Universidade da Maia, 37:22 (20:12)
27.05.2022 – 21h00 – Águas Santas Milaneza x FC Porto, Porto Canal
28.05.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Artística de Avanca Bioria
28.05.2022 – 16h00 – CD Xico Andebol x FC Gaia Empril
28.05.2022 – 17h00 – Madeira SAD x AD Sanjoanense Delba
28.05.2022 – 18h00 – Vitória FC x ABC UMinho
28.05.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Boa Hora FC Inetum
28.05.2022 – 21h00 – SC Horta x Sporting CP

Patrocinadores Institucionais